SINTEP realizou Assembleia Geral no dia do servidor Público
Assembleia geral da categoria que foi convocada para tratar de alguns pontos que são fundamentais na atual conjuntura educacional.
O evento foi realizado neste dia 28 de outubro, dia do funcionário Público, às 18 horas no cinema municipal de Rosário Oeste. A reunião foi uma assembleia geral da categoria que foi convocada para tratar de alguns pontos que são fundamentais na atual conjuntura educacional.
A assembleia foi conduzida pela Professora Miriam Botelho que é Secretária Geral do Sintep em MT e presidente da subsede do Sintep em Rosário Oeste.
Segundo ela foram primeiramente passados para os professores os informes sobre as mudanças no contexto social e educacional do país, como a PEC 241 que limita os gastos públicos sobre as politicas sociais e que estabelece um teto e congela o investimento na educação e outros setores da união pelo período de 20 anos.
Além dela, foi discutido também a Medida Provisória feita pelo Presidente Temer sobre a reforma do ensino médio desobrigando o ensino de matérias fundamentais para a formação do aluno. Segundo ela, “essas matérias criam na escola a identidade do aluno como ser humano” e sem alas o aluno corre o risco de perder a sua identidade.
Foram realizados também na reunião debates sobre a eleição de diretores da rede municipal, onde as eleições foram suspensas até a regularização do edital. Foram eleitos ainda os representantes da educação que farão parte do conselho do FUNDEB e do Conselho Municipal de Educação.
Miriam disse também que foram eleitos os representantes que irão representar o município em Cuiabá em uma nova assembleia do SINTEP que vai acontecer no em Cuiabá no dia 12 e 13 onde serão discutidos esses e outros assuntos de interesse a educação. Até porque o Governo do Estado já publicou as portarias de atribuição de salas e os profissionais que dependem de contratos temporários são os que mais devem ser penalizados nesse processo.
Ela afirmou que a atual fase que estamos entrando na conjuntura nacional é uma fase de “descessão”, onde os direitos estão sendo dilapidados da constituição federal e essa é uma preocupação do SINTEP e de todos os profissionais da educação.
O congresso praticamente reuniu as comemorações do dia do professor e dia dos funcionários públicos sendo finalizado com uma homenagem ao servidor público com sorteio de prêmios e coquetel com musica ao vivo para os participantes.
Por Manoel Netto