Header Ads

SINTEP realizou Assembleia Geral no dia do servidor Público

Assembleia geral da categoria que foi convocada para tratar de alguns pontos que são fundamentais na atual conjuntura educacional.

d1c3e904-8387-4f40-9a29-f0acdd6e0d62O evento foi realizado neste dia 28 de outubro, dia do funcionário Público, às 18 horas no cinema municipal de Rosário Oeste. A reunião foi uma assembleia geral da categoria que foi convocada para tratar de alguns pontos que são fundamentais na atual conjuntura educacional.

A assembleia foi conduzida pela Professora Miriam Botelho que é Secretária Geral do Sintep em MT e  presidente da subsede do Sintep em Rosário Oeste.

Segundo ela foram primeiramente passados para os professores os informes sobre as mudanças no contexto social e educacional do país, como a PEC 241 que limita os gastos públicos sobre as politicas sociais e que estabelece um teto e congela o investimento na educação e outros setores da união pelo período de 20 anos.

Além dela, foi discutido também a Medida Provisória feita pelo Presidente Temer sobre a reforma do ensino médio desobrigando o ensino de matérias fundamentais para a formação do aluno. Segundo ela, “essas matérias criam na escola a identidade do aluno como ser humano” e sem alas o aluno corre o risco de perder a sua identidade.

Foram realizados também na reunião debates sobre a eleição de diretores da rede municipal, onde as eleições foram suspensas até a regularização do edital. Foram eleitos ainda os representantes da educação que farão parte do conselho do FUNDEB e do Conselho Municipal de Educação.

Miriam disse também que foram eleitos os representantes que irão representar o município em Cuiabá em uma nova assembleia do SINTEP que vai acontecer no em Cuiabá no dia 12 e 13 onde serão discutidos esses e outros assuntos de interesse a educação.  Até porque o Governo do Estado já publicou as portarias de atribuição de salas e os profissionais que dependem de contratos temporários são os que mais devem ser penalizados nesse processo.

Ela afirmou que a atual fase que estamos entrando na conjuntura nacional é uma fase de “descessão”, onde os direitos estão sendo dilapidados da constituição federal e essa é uma preocupação do SINTEP e de todos os profissionais da educação.

O congresso praticamente reuniu as comemorações do dia do professor e dia dos funcionários públicos sendo finalizado com uma homenagem ao servidor público com sorteio de prêmios e coquetel com musica ao vivo para os participantes.

d0079a19-ab3b-4791-9cd9-bbb418e2e096

Por Manoel Netto

Tecnologia do Blogger.