Header Ads

Estado não faz repasses e município de MT atrasa salários, diz prefeito de Acorizal

A falta de repasses estaduais causou o atraso dos pagamentos e afetou áreas essenciais como a saúde do município, por exemplo.

noticia_581dd21604902O prefeito do município de Acorizal, a 59 km de Cuiabá, Arcílio Jesus da Cruz, emitiu nesta sexta-feira (4) uma nota explicativa direcionada aos servidores e prestadores de serviço municipais esclarecendo o motivo do atraso dos salários. Segundo a nota, a falta de repasses estaduais causou o atraso dos pagamentos e afetou áreas essenciais como a saúde do município, por exemplo.

A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) informou que repassou aos municípios na quinta-feira (3) o valor de R$ 56,8 milhões referente à parcela atrasada que deveria ter sido paga em outubro. Por meio de nota, a pasta informou também que, na próxima segunda-feira (7), uma nova parcela, de R$ 25 milhões, deve ser paga e os repasses serão normalizados
De acordo com o prefeito do município, o atraso nos repasses comprometeu a folha de pagamento do município e o repasse aos prestadores de serviço. “Isso dificulta nosso trabalho. A nota foi uma saída para explicar que a culpa não é nossa”, disse.
O documento também aponta a falta de dinheiro do estado na área da saúde. “O governo de Mato Grosso, além de não estar repassando, desde julho, as verbas referentes ao Programa de Saúde da Família – PSF, há duas semanas deixou de repassar a cota parte do município em relação ao ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços]”, diz trecho da nota.
Arcílio diz que, por diversas vezes, cobrou o governo sobre os repasses, mas que não obteve resposta. Na última reunião, segundo ele, o estado alegou que até o dia 10 de novembro os repasses seriam feitos.

G1 MT

Tecnologia do Blogger.