Header Ads

Cartório de Rosário Oeste participa de Prêmio de Responsabilidade Socioambiental

AA cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (17 de novembro) durante o XVIII Congresso de Direito Notarial e de Registro, em Maceió (AL).

Nove cartórios de Mato Grosso participaram do “Prêmio de Responsabilidade Socioambiental” organizado pela Rede Ambiental de Responsabilidade Social (Rares-NR 2016) e Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), sendo que todos receberam menção honrosa pela demonstração efetiva de projetos implementados voltados à área ambiental. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (17 de novembro) durante o XVIII Congresso de Direito Notarial e de Registro, em Maceió (AL).
Os cartórios homenageados pelas boas práticas foram o 2º Ofício de Rosário Oeste; 2º Ofício de Barra do Bugres; 2º Ofício de Lucas do Rio Verde; 2º Ofício de Sorriso; 2º Ofício de Campo Verde; 1º Ofício de Lucas do Rio Verde; 1º Ofício de Poxoréu; 1º Ofício de Sinop; e 1º Serviço Notarial e Registral de Cuiabá.
Rosário Oeste
O Cartório do 2º Ofício de Rosário Oeste participou do prêmio com o projeto “O Rio Cuiabá nasce aqui”, que é uma iniciativa da equipe da qualidade da serventia e foi criado em 2013. O objetivo principal do projeto é a conservação de 132 nascentes localizadas na Serra do Tombador, no município de Rosário Oeste, as quais formam o Rio Cuiabá, que passa por 11 cidades de Mato Grosso, inclusive sua capital, e que abastece 258 mil casas em seis das cidades citadas.
Para cumprir sua missão, o projeto se desenvolve em alguns segmentos: conscientização ambiental às populações ribeirinhas acerca da preservação, prevenção e recuperação das referidas nascentes e das áreas que margeiam o rio por meio de palestras feitas na sede da parceira CDL; palestras ministradas em escolas pela engenheira florestal Thaisa Avelar, também parceira do projeto; desenvolvimento de formas de economia sustentável em substituição às altamente degradáveis desenvolvidas pelos ribeirinhos.
Desde 2013 foram praticadas várias ações decorrentes do projeto, sendo, por exemplo: o cartório se tornou ponto de coleta de pilhas e baterias usadas; substituiu os copos descartáveis utilizados pelos colaboradores por canecas térmicas; acordou com uma associação de reciclagem local que todos os copos de água e café utilizados na serventia pelos usuários são entregues semanalmente na referida associação.
A campanha consistiu na elaboração de folders que foram distribuídos aos motoristas que passaram no período da manhã na rodovia MT010, que corta a cidade; o Corpo de Bombeiros apoiou a campanha elaborando a arte de um banner educativo; foram adquiridas camisetas do Rio Cuiabá para todos os colaboradores contendo bordado nas costas o nome do projeto: “ O Rio Cuiabá nasce aqui” como uma forma de conscientização; dentre outras ações.
Barra do Bugres
O Segundo Serviço Notarial de Barra do Bugres, com a autorização e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo do Município, participou com o projeto “Plantando árvore, plantando vida”, que revitalizou a Avenida Joaquim Mariano de Miranda, na cidade.
No dia 21 de setembro de 2015 (Dia da Árvore) foi plantado o primeiro Ipê simbolizando o início do projeto. Em 2016, todo o canteiro central da avenida foi agraciado com ipês, sombreiros e quaresmeiras. A intenção do cartório é transformar a avenida numa alameda com muita sombra para, futuramente, servir como cartão postal da cidade.
Lucas do Rio Verde
No município de Lucas do Rio Verde, dois foram os cartórios participantes: o do 2º Ofício, com o projeto “Juntos Somos mais Fortes!”, que tem como objetivo combater o mosquito Aedes Aegypti, bem como ajudar a conscientizar a população sobre os cuidados na prevenção de doenças que o inseto transmite (dengue, zika e chikungunya). Como conscientização, estão sendo distribuídos panfletos informativos de prevenção e sementes de Crotalária, planta de fácil cultivo que ajuda no combate e prevenção do mosquito.
Já o Cartório Magalhães participou com o projeto “Ajudar o Hospital São Lucas também é nosso ofício”, cuja finalidade é ajudar o hospital com doações de produtos (kits enxovais e cirúrgicos, cadeiras de rodas e de acompanhante e demais produtos de necessidade do hospital). A campanha consiste na venda de pizzas e na arrecadação de valores doados em dinheiro pelas empresas locais como forma de incentivar toda população a participar da campanha.
Em 2015 foram arrecadados mais de R$ 24 mil em vendas de pizzas e doações e, em 2016, o valor arrecadado até o momento ultrapassa R$ 90 mil.
A campanha envolve todos os colaboradores da serventia de forma voluntária.
Sorriso
O Cartório do 2º Ofício Extrajudicial contribuiu com o projeto “Amigos do dentinho”. Este projeto foi iniciado em 2015 e tem como intuito promover a saúde bucal das crianças carentes, tratando de cáries, restaurações, raios-X, selante, endodôntico, limpezas e qualquer outro tipo de doença bucal.
Campo Verde
Em Campo Verde, o 2º Serviço Notarial e Registral Nesken desenvolveu o projeto “Campo Verde mais Verde”, que consiste em entregar uma muda de árvore (frutífera ou ornamental) para os pais de cada criança registrada na serventia. Desde a criação do projeto, em 2006, o cartório já distribuiu mais de 10 mil mudas de plantas. O projeto recentemente ‘adotou’ um espaço junto à Apae local e mantém árvores frutíferas para que sejam cultivadas e aproveitadas pelas pessoas que ali estão, auxiliando em suas atividades psicomotoras. O projeto emite uma declaração de “Potencial Protetor da Natureza”, sendo tudo devidamente controlado e contabilizado na serventia.
Poxoréu
No município de Poxoréu há o Projeto de Regularização Fundiária do 1º Ofício de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos, que consiste em elaborar programas e ações para a regularização urbana da cidade. É uma parceria entre o Cartório do 1° Ofício de Poxoréu, Fórum, Prefeitura, Defensoria Pública do município, Promotoria Pública e sociedade organizada.
O processo de regularização de assentamentos precários compreende ações de caráter físico, urbanístico e social a ser realizado de forma integrada visando garantir a permanência dos moradores daquelas comunidades em seus locais de moradia.
Sinop
O Cartório de Registro de Imóveis de Sinop promoveu o Projeto Meio Ambiente 2016. Por meio dele foram distribuídas mudas de árvores para todos os colaboradores e clientes em uma comemoração ao dia do Meio Ambiente.
Cuiabá
O 1º Serviço Notarial e Registral de Cuiabá participou do prêmio com a “Campanha pela Vida, contra a Dengue”. Ela surgiu diante de casos alarmantes causados pelo mosquito Aedes Aegypti e que tem assustado a sociedade. Desde o dia 8 de março deste ano estão sendo entregues sementes de Crotalárias aos clientes da serventia.

FOLHAMAX


Tecnologia do Blogger.