Header Ads

Deputado cobra da EMPAER informações sobre área ocupada em Rosário Oeste

BIO_7131Deputado critica demora da Empaer em responder questionamentos

O deputado estadual Silvano Amaral (PMDB) disse que encaminhará novamente requerimento à Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) cobrando uma resposta sobre uma solicitação feita em junho. No documento, ele solicitou informações sobre uma área do Estado, localizada em Rosário Oeste, atualmente ocupada por mais de 150 famílias que sobrevivem exclusivamente da agricultura familiar e que correm o risco de serem despejadas a qualquer momento. “É um descaso total conosco. Solicitamos essas informações antes mesmo do recesso parlamentar e até agora nada nos chegou.

O ano já está acabando e, até o momento, sequer uma ligação. O que nos revolta é que, se não existe a preocupação em dar uma resposta a nós, enquanto órgão fiscalizador das ações do estado, imagina como são tratadas as famílias que estão na terra”. O deputado quer saber da Empaer se todas as famílias estão dentro da área que pertence ao Estado para tentar ajudá-las. As famílias ocupam o local há quase um ano. A informação é de que a Empaer pede na justiça a reintegração de posse da terra, ou seja, que os acampados liberam a área, que, porém, nunca foi utilizada pelo órgão.

De acordo com o coordenador do Movimento Luta pela Reforma Agrária, Jaciel Alves Bueno, as famílias temem o despejo por não ter para onde ir. Jaciel informou ainda que a ordem de despejo só foi suspensa, temporariamente, porque a juíza Adriana Sant’anna Coningham, da vara do Direito Agrário pretende convocar uma nova audiência. A data ainda não foi definida. “Ali (no acampamento) moram trabalhadores que vivem numa situação muito limitada, falta tudo. E o que eles querem é apenas um pedacinho de chão para poder criar seus filhos e comercializar o pouquinho que plantam. Essas pessoas não têm para onde ir e, diante de todo esse impasse, o que esperamos é que o Estado conceda o título definitivo dessa área para que a gente possa viver com tranquilidade”, ressaltou Jaciel.

O deputado ressalta que o caso, que já está na justiça, será acompanhado também por sua equipe jurídica. Ele defende a permanência das famílias na terra. Silvano acredita não haver impedimentos para que o direito da terra seja dado às famílias, tendo em vista que a área não é utilizada pela Empaer. As informações são da assessoria de imprensa do parlamentar.

SÓ NOTÍCIAS

Tecnologia do Blogger.