Header Ads

Recontagem de votos não muda resultado de eleição em Nobres e Rosário Oeste

O ato aconteceu durante audiência pública, ontem pela manhã, no cartório da 3ª Zona Eleitoral, em Rosário Oeste.

CAPA_4_1Segundo informações da assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, não houve alterações nos resultados das eleições dos municípios de Rosário Oeste e Nobres, apesar da Justiça Eleitoral de Mato Grosso ter retotalizado os votos destinados aos vereadores dos município. O ato aconteceu durante audiência pública, ontem pela manhã, no cartório da 3ª Zona Eleitoral, em Rosário Oeste. A retotalização foi necessária porque os candidatos o vereador Sebastião Teixeira Espíndola (Nobres) e Ciro Pereira de Almeida (Rosário Oeste), que tiveram os Requerimentos de Registros de Candidaturas indeferidos inicialmente, conseguiram o deferimento de suas candidaturas após interposição de recurso junto ao TRE-MT.

No dia do pleito (2 de outubro) não havia uma decisão final em relação aos registros de candidaturas de ambos os candidatos, o que garantiu a eles o direito de ter os nomes inseridos nas urnas eletrônicas. No entanto, os votos obtidos ficaram com o status de ‘nulos’ e não entraram na totalização. Agora, com o deferimento das candidaturas em grau de recurso, esses votos foram validados. Ao analisar os requerimentos de registro de candidaturas de Sebastião e Ciro, o juiz da 3ª Zona Eleitoral, Ednei Ferreira dos Santos, não encontrou documentos que comprovassem serem os candidatos alfabetizados.

O magistrado, então, publicou no mural eletrônico da Justiça Eleitoral editais de intimação, nos quais convocou os candidatos a comparecer ao cartório eleitoral para teste de alfabetização. Eles não atenderam à convocação, o que resultou no indeferimento das candidaturas. Sebastião e Ciro recorreram do indeferimento ao TRE-MT. Ao analisar o recurso, o Pleno entendeu que os candidatos deveriam ter sido intimados pessoalmente e anulou a sentença, determinando o retorno dos autos ao juiz da 3ª Zona Eleitoral para um novo julgamento.

A Gazeta

Tecnologia do Blogger.