Header Ads

Diamantino recebe Selo UNICEF e é destaque estadual e nacional na proteção às crianças e adolescentes


Diamantino está entre as 10 cidades do estado de Mato Grosso que recebeu o Selo UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância - nesta terça-feira, 8 de dezembro. Ao todo 431 municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira, que participaram da edição 2017-2020 do Selo UNICEF, foram contemplados por desenvolverem políticas públicas para proteger os direitos de crianças e adolescentes. As cidades se destacaram por ações que promoveram nas áreas de saúde, educação e assistência social.

De acordo com informações contidas no portal do UNICEF, os municípios que adotaram estratégia do órgão melhoraram mais que a média nacional com avanços nas áreas de educação, saúde e proteção da criança e do adolescente.

“Para nós, o certificado é o resultado do esforço que sempre tivemos a fim de que as crianças e os adolescentes tenham acesso a seus direitos. Promovemos e executamos muitas ações de forma integrada com as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação e isso contribuiu para atender os objetivos propostos pelo Selo Unicef. É uma grande alegria concluir os desafios propostos e colher os frutos do trabalho e dedicação de todos os envolvidos. Estou muito feliz em poder compartilhar mais esta conquista com a população e ver Diamantino se destacando no cenário nacional e estadual”, frisou o prefeito Eduardo Capistrano.

De acordo com o coordenador da iniciativa no município, Fernando Rocha, a certificação implica em muitos benefícios e melhorias como “mais crianças na escola na idade certa, mais serviços de saúde, nutrição, vacinação em dia, acesso das mães ao pré-natal, registro de nascimento, além de políticas públicas desenvolvidas para atender os adolescentes”.

Fernando destacou ainda que Diamantino foi contemplado por atender diversos critérios exigidos pelo UNICEF. “Isso só foi possível porque aqui no município são desenvolvidas diversas ações que visam garantir os direitos básicos relacionados aos indicadores de impacto do UNICEF e esta edição exigiu quatro objetivos principais: alcançar as crianças e adolescentes excluídos das políticas públicas, melhorar a qualidade das políticas públicas já existentes, prevenir e enfrentar as formas extremas de violência e promover a participação na comunidade, especialmente os adolescentes”, explica


Tecnologia do Blogger.