Header Ads

"Agora é no aço", defende diretor sobre suspender uso de bala de borracha na PCE

d9ac96758a62e149c7412eec65381555

Vinícius Lemos – RD News

Declarações atribuídas a Revetrio Francisco da Costa, diretor da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, causaram revolta em alguns servidores do sistema prisional de Mato Grosso.

Por meio de um grupo de WhatsApp, logo após a vitória do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), o diretor da PCE teria, supostamente, feito afirmações consideradas inadequadas ao cargo que ocupa. Revetrio nega que tenha feito tais comentários.

"Esperar só chegar a ordem para eliminar um raio", teria declarado o diretor da PCE, em alusão aos raios nos quais são divididos os presos da unidade. A declaração teria sido escrita por Revétrio às 18h23 de domingo (28), período em que eram computados os votos das urnas eletrônicas em todo o Brasil.

Reprodução

Print diretor PCE no Whatsapp

Mensagem que teria sido enviada pelo diretor da PCE no Whatsapp afirma que "Agora é no aço"

Minutos depois, às 18h27, ele teria afirmado: "Vamos estar descautelando as munições de borracha. Agora é no aço", em alusão ao modo como a segurança pública deverá se portar a partir da gestão de Bolsonaro, que se inicia em 1° de janeiro.

Em seguida à declaração, o diretor teria enviado diversas reproduções da bandeira do Brasil.

As afirmações do diretor da PCE teriam sido feitas em um grupo de agentes penitenciários do Estado. Os prints foram enviados ao na tarde desta segunda (29).

Alguns servidores de penitenciárias do Estado criticaram a postura de Revetrio, principalmente pelo fato de ele ser o diretor da maior penitenciária de Mato Grosso. Houve também, no grupo, pessoas que teriam manifestado apoio ao diretor.

Reprodução

Print diretor PCE no Whatsapp

Mensagem no grupo de WhatsApp atibuída ao diretor da PCE

Em entrevista ao , o diretor da PCE assegurou que nunca fez tais declarações. “Isso não existe. Tanto é que, neste momento, estou em reunião para que 40 presos trabalhem na prefeitura de Cuiabá”, disse.

Do contra

Para Revetrio, os prints com supostas afirmações feitas por ele são tentativas de prejudicá-lo. “Há um pessoal que é contra. Quando veem as coisas andando na unidade [prisional], querem prejudicar”, asseverou.

Por meio de comunicado, a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou que as declarações atribuídas ao diretor da PCE são “de cunho pessoal e não representam o posicionamento da pasta”.

“Reiteramos que todos os procedimentos de trabalho e condutas profissionais devem seguir o Manual de Procedimentos Operacionais Padrão do Sistema Penitenciário e a legislação vigente, tanto estadual, quanto federal”, asseverou a Sejudh.

Tecnologia do Blogger.