Header Ads

Professores de Nova Olímpia paralisam atividades por 5 dias

arquivos_224_conteudo_posts2_738424_jpg___1_0__jpg_arquivos_224_marca_png_3Alguns alunos de Nova Olímpia terão seus direitos à Educação cerceados nesta quarta-feira, dia 11. Isso porque pelo menos 50% dos educadores aderiram ao movimento paredista que optou em paralisar as atividades por cinco dias letivos.

A decisão aconteceu na última quinta-feira (05) em assembleia da categoria, oportunidade em que pouco mais de 30 docentes optaram pela paralisação e em sendo assim, os alunos ficam sem aula até a próxima quarta-feira, 18.

A motivação, segundo o Sindicato é a reivindicação de pelo menos 14% de reajuste referente ao piso nacional da categoria (2017 e 2018), ocorrido todo início de ano, ainda a concessão de licença prêmio na data de vencimento e licença para qualificação.

Segundo apurou a reportagem, muito professores não aderiram a greve, e as escolas vão funcionar parcialmente, com turmas tendo aula e outras não. Os pais dos alunos que estarão sem aula nestes cinco dias receberam bilhetes com o comunicado informativo.

OUTRO LADO

Por sua vez, a Prefeitura de Nova Olímpia, representada pelo prefeito José Elpídio, segundo foi informado, entrará com a ação na Justiça buscando garantir o direito à Educação do alunado.

Conforme informou o prefeito em uma reunião com os membros do SINTEP há pelo menos 10 dias e em reunião com diretores na última segunda-feira (09), não existe professor  recebendo abaixo do piso nacional.

Outra situação é referente aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF quanto ao gasto com pessoal, atualmente entre 54% a 60% que impede qualquer concessão de aumento ou vantagem salarial. Segundo esclareceu o prefeito na reunião com diretores, por enquanto, a concessão de licença prêmio está acontecendo quando o profissional está se aposentando, sem prejuízo ao servidor.

Ele disse que o problema é financeiro, pois ao conceder a licença, além de pagar o salário integral ao licenciado, ainda tem que pagar um substituto, onerando ainda mais a Folha Salarial. O mesmo se aplica a licença para qualificação e o momento é de baixar o percentual.

Segundo informações, a administração vai verificar a legalidade da paralisação; se não houver,  descontará os dias paralisados daqueles que optaram em aderir.

FONTE: CLICK NOVA OLÍMPIA

Tecnologia do Blogger.