Governo vai atrasar salários dos servidores em janeiro; Aposentados só recebem após dia 10
Estado deve escalonar em até quatro vezes a folha salarial; aposentados passam a receber a partir do dia 10 de cada mês
O Governo do Estado mais uma vez vai escalonar os salários dos servidores, referentes ao mês de janeiro. O agravante dessa vez é que o escalonamento pode ser feito em até quatro vezes. Atualmente a medida é feita em duas vezes, entre dos dias 10 e 20 de cada mês.
Com a possibilidade do escalonamento quadruplicado também aumenta o risco de atrasos salariais na folha de pagamento. Nos últimos meses, o governo tem conseguido como muito custo pagar os servidores até o dia 10.
Já em relação aos servidores inativos (aposentados e pensionistas), o MPopular apurou que os salários dessa categoria serão pagos no dia 10, a partir de fevereiro e nos meses subsequentes. O governo estava pagando os salários dos aposentados até o dia 5.
A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) confirmou que existe esse procedimento de escalonamento, que consiste em pagar os salários dos servidores que ganham menos até chegar nos servidores que ganham mais. Essa medida, segundo a Sefaz, visa garantir o fluxo de caixa.
No entanto, o órgão disse que trabalha para quitar a folha de janeiro até o próximo dia 10.
“Foram gerados arquivos que permitem o escalonamento, mas não significa que o pagamento será necessariamente escalonado. Estamos adotando medidas importantes para manter o equilíbrio no fluxo de caixa do Estado e garantir o pagamento da folha em dia”, informou a Sefaz por meio de nota.
Desde setembro do ano passado, o governo tem escalonado em duas vezes o pagamento dos salários dos servidores.
O motivo para o procedimento, segundo o governo, é crise financeira no país que tem gerado a falta de arrecadação de impostos no Estado.