Botelho indica Allan Kardec para compor CPI e diz que presidente será governista
O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), deve publicar nesta sexta-feira (26), a composição dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos. A Comissão irá investigar suposto desvio de finalidade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). De acordo com Botelho, a única mudança foi em relação ao nome da deputada estadual e líder do bloco de oposição, Janaina Riva (PMDB). Em seu lugar, o presidente nomeou o deputado petista Allan Kardec. Farão parte da CPI os deputados Mauro Savi (PSB); Dr. Leonardo Albuquerque (PSD); Nininho (PSD) e Professor Adriano Silva (PSB), além do petista.
Além disso, a CPI investiga uma suposta evasão de recursos que viriam para o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). De acordo com Botelho, a primeira reunião da CPI deverá acontecer já na próxima semana.
"A única mudança é a Janaina que, nesse momento, foi trocada. Ela pediu para sair e colocar o Allan", afirmou Botelho, ao HiperNotícias. Em nota, a deputada alegou ter pedido para sair por não concordar com a formação da CPI a partir dos blocos atuais. Ela requer a recomposição dos blocos para ganhar mais espaço dentro da comissão.
Botelho ainda não decidiu quem será o presidente, mas se levada em conta a proporcionalidade dos blocos, ele deverá indicar alguém da base para assumir o comando da investigação. "Eu vou definir a presidência. Ainda estou pensando, eu não sei ainda [se nomeia da situação ou oposição]", afirmou o parlamentar.
"Mas é evidente que deve ser o grupo que tem maior número de indicações, que indicou quatro, no caso um governista", completou Botelho.
A CPI
A Comissão Parlamentar de Inquérito vai investigar suposto desvio de finalidade de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e possível evasão de recursos, por parte dos produtores rurais, do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). A CPI foi aberta com 16 assinaturas.
O líder do bloco da situação, deputado Dilmar Dal'Bosco (DEM) indicou os membros para composição da CPI. Já a líder do bloco oposicionista, Janaina Riva (MDB) não se manifestou e acabou sendo nomeada pelo presidente da Casa para compor a comissão. Por não concordar com a forma como se deu a estruturação do grupo, por defender uma nova organização dos blocos na Casa, Janaina abdicou de participar da CPI e indicou Allan Kardec como integrante da oposição.