Header Ads

Luiz Nigro faz visita técnica a Gruta da Lagoa Azul em Nobres e quer reabertura em 2016

Nigro relatou que a área onde está situada a caverna da Lagoa Azul, será transferida oficialmente para a prefeitura de Nobres, o próximo passo será o licenciamento ambiental e a construção da obra para liberação do atrativo turístico

313517Fechada há 22 anos, a Gruta da Lagoa Azul em Nobres, deve ser reaberta em 2016, esta é a expectativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Em visita técnica ao Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, no final do ano passado, o secretário-adjunto de Turismo de Mato Grosso Luis Carlos Nigro, explicou que acompanhado de duas servidoras da Secretaria de Patrimônio da União e técnicos da secretaria de Desenvolvimento Econômico, o secretário municipal de Turismo , Kléber Oliveira, fizeram levantamento do local.

Nigro relatou que a área onde está situada a caverna da Lagoa Azul, será transferida oficialmente para a prefeitura de Nobres, o próximo passo será o licenciamento ambiental e a construção da obra para liberação do atrativo turístico.

“Ainda temos três etapas até a reabertura da gruta, vamos buscar junto aos órgãos competentes dar celeridade aos trâmites e garantir que os turistas logo contem com mais um atrativo”.

Fechada desde 1994

A destruição fez o Ibama impedir o turismo no local. A medida foi necessária para preservar um patrimônio nacional. As cavernas da região de Nobres guardam belezas e histórias ainda pouco conhecidas. Para desvendar estes segredos, é preciso vencer a escuridão. Só a chama dos capacetes não basta.

Formações de todos os tipos, de todos os tamanhos. Peças de calcário caprichosamente esculpidas pela natureza.

Com características semelhantes à Lagoa Azul de Bonito (MS), a gruta localizada em Nobres e outras cavernas existentes no Estado são consideradas referência nacional em dimensão e belezas naturais. Mas, por falta de planejamento e definição de regras que garantam a integridade ambiental dos atrativos e a segurança dos turistas, não estão sendo utilizadas.

No Brasil existem 3,6 mil cavernas catalogadas pelo Centro de Estudo de Cavernas (CECAV), do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), como aptas a receberem turistas. Destas, apenas 100 estão sendo utilizadas. Em Mato Grosso, apenas a Caverna do Francês, em Chapada dos Guimarães, tem permissão para receber visitas, mesmo assim seguindo critérios determinados pelo Ibama, órgão responsável pelo patrimônio espeleológico nacional.

Gruta da Lagoa Azul

O Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul foi criado pelo Decreto nº 1.472/2000, com o objetivo de proteger e preservar o ecossistema existente na área, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar oportunidades controladas para uso pelo público, educação e pesquisa científica.

O parque possui aproximadamente 12.512 hectares, incluindo a área de 512 hectares referente à Reserva da Gruta Lagoa Azul.

A Gruta da Lagoa Azul é um complexo de cavernas localizadas dentro do Parque e foi fechada à visitação em 1994, em função da degradação que vinha sofrendo pela utilização desordenada. “As grutas são consideradas patrimônio da União então a Sema, num trabalho conjunto com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), determinou a interdição da unidade para visitação até que o Plano de Manejo da Gruta fosse concluído”.

gruta2guta6gruta5gruta4gruta3

Elisângela Neponuceno-especial para o VGNews

Tecnologia do Blogger.