TRE reprova contas de campanha de Riva ao governo de MT
Por unanimidade, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reprovou as contas de campanha relacionadas a candidatura do ex-deputado estadual José Riva (PSD) ao governo do Estado nas eleições de 2014.
A decisão seguiu parecer da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) que identificou irregularidades consideradas suficientes para comprometer a regularidade do balanço financeiro.
Uma das irregularidades encontradas é que não foi apresentado documentos do diretório nacional do PSD assumindo parte das dívidas de campanha, conforme defendido pela assessoria contábil.
Ainda houve veículos cedidos pelas empresas Baptista Torres LTDA, Lucélia Pereira e Vitor de Carli sem a entrega de documentos que comprovassem a propriedade dos veículos bem como imóveis entregues por pessoas físicas sem a devida documentação.
Outra irregularidade é que houve realização de despesas após a data das eleições, o que é proibido pela resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Semanas após ser referendado como candidato ao governo do Estado, José Riva foi barrado pela lei da ficha limpa pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Após ter o seu registro de candidatura negado também em recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indicou a esposa Janete Riva para substitui-lo. Ela ficou em terceiro lugar na disputa ao governo do Estado.
POR RAFAEL COSTA – FOLHA MAX