Incêndio faz moradores deixarem casas na Estada da Guia
Durante a madrugada desta quinta-feira (27), os moradores de um condomínio próximo à Estrada da Guia tiveram que sair de suas casas, porque o fogo chegou perto do residencial, gerando pânico. Além disso, a fumaça e a fuligem tomaram conta das casas o que dificultou a respiração dos moradores.
O incêndio teve início por volta das 16 horas de quarta-feira (26). Devido ao tempo seco e o forte calor, o fogo se alastrou rapidamente.
De acordo com a moradora Fernanda Silva, 32 anos, o condomínio disponibilizou dois caminhões pipas na tentativa de evitar que as labaredas se espalhassem, ainda mais. "Após umas duas horas os Bombeiros chegaram ao local e, às 23h, dominaram as chamas que chegavam a 5 metros de altura. Mas, quando saí para trabalhar hoje, pude perceber que ainda existem focos".
Segundo o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros, Paulo Barroso, o fogo está controlado,mas não extinto. "Esperamos que até o meio dia de hoje possamos apagar este incêndio completamente, porque estamos trabalhando intensamente para isso".
Outro ponto que o militar destaca é que algumas medidas preventivas devem ser tomadas pela população nesta época de estiagem, como por exemplo, não limpar terrenos ateando fogo em entulhos e não jogar tocos de cigarros acessos na mata. “Quem faz isso procede de forma perigosa colocando em risco sua vida e a de outros também, pois o fogo pode sair do controle e se alastrar provocando grandes incêndios, como foi este caso".
O episódio deixou a moradora Laura Fonseca,de 35 anos apreensiva com a possibilidade de novas queimadas. “Meu medo é não ter ninguém em casa ou estar todo mundo dormindo e uma fagulha causar um incêndio também na casa”, afirma a moradora, que lamenta ainda a morte dos animais que vivem na região".
Soraya Medeiros, especial para o Gazeta Digital