Header Ads

Frente terá meta para crescimento do Vale do Rio Cuiabá

0000A Assembleia Legislativa instalou esta manhã (11), a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável dos Municípios do Vale do Rio Cuiabá, que terá como objetivo criar meios para assegurar o desenvolvimento igualitário de 13 municípios que compõe a região Metropolitana de Cuiabá.

Paralelo à instalação da Frente, os deputados já decidiram que a Casa contratará uma empresa especializada para fazer um levantamento completo de como se encontra a região. Com o resultado do estudo, os parlamentares organizarão fóruns com a participação da população.

A Frente é presidida pelo 1º vice-presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (PSB) e conta com mais quatro parlamentares. A principal meta da equipe será aumentar Produto Interno Bruto (PIB), que hoje, segundo dados da Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (AGEM/VRC), está em 34%.

“Queremos unir esforços construindo um grupo forte para criar políticas públicas que possam beneficiar esses municípios. Nesta região, a agricultura familiar é muito potente e acredito que fomentando essa iniciativa poderemos dar um passo importante para o desenvolvimento sócioeconômico”, afirmou Botelho, explicando também que a equipe técnica da Frente vai elaborar um documento com metas e planos de trabalho para dar sequencia na iniciativa.
“Temos que apresentar resultados positivos em busca de soluções rápidas para essa região”, disse o parlamentar, que pretende marcar para os próximos dias uma reunião com o ministro da pesca e aquicultura, Eduardo Benedito Lopes.

O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Maluf adiantou que a Casa contará com professores universitários para realizar o estudo. “Foi muito oportuna a criação dessa Frente, pois precisamos criar programas com metas voltadas para a região metropolitana, que hoje carece de tudo pela falta de oportunidades”, colocou Maluf.

Na oportunidade, a presidente da Agência de Desenvolvimento Metropolitana do Rio Cuiabá, Tânia Matos, fez uma explanação sobre a região metropolitana e mostrou que apesar do aumento do PIB do Vale do Rio Cuiabá, o percentual de participação da região metropolitana no produto interno estadual teve queda.
“A região teve uma queda na economia, que era responsável por 34% do total estadual e, dez anos depois, esse percentual reduziu para 24,8%. Esse índice pode crescer com a instalação de novas políticas para a construção de micro e pequenas novas empresas”, disse ela.

Para o deputado Wilson Santos (PSDB), a região metropolitana também teve evolução nos quesitos educação, longevidade e renda, indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), no entanto, o parlamentar, argumenta que a Frente precisará trabalhar bastante para fomentar novas iniciativas com a agricultura familiar.

“Essa é a região mais velha do Centro-Oeste e Mato Grosso é o sexto Estado mais exportador do país. Por isso, temos que olhar com mais carinho para essa população que vive nesta região, através da agricultura familiar”, apontou o deputado.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) Seneri Paludo, lembrou que o Governo do Estado possui um programa chamado MT Investe e argumentou que pode ser uma das saídas para fomentar o desenvolvimento na região metropolitana.

“O objetivo é auxiliar os municípios na construção de um planejamento estratégico para cumprir metas e melhorar o entendimento para instalações de micro e pequenas empresas na região”, relatou ele.

Conforme o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, o Governo tem total interesse em apoiar a iniciativa dos deputados e estará a disposição para investir em melhorias nesta região.

“Essa ideia é histórica que vai de encontro com medidas de melhorias e valorização da região. Temos que promover novas metas para o desenvolvimento”, explicou Taques.

A Frente será composta por cinco deputados: Eduardo Botelho, Emanuel Pinheiro (PR), Guilherme Maluf (PSDB), Wilson Santos (PSDB) e Pery Taborelli (PV), que irão atuar em prol de 13 municípios no quadro de trabalho: Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Rosário Oeste, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antonio do Leverger, Planalto da Serra, Jangada, Nobres, e Nova Brasilândia.

Fonte: Mídia News

Tecnologia do Blogger.