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Escola de Livramento é a pior do Estado no Enem; melhor da rede pública esta no 5.616º lugar

0000A Escola Estadual Frei Emiliano Monteiro, de Nossa Senhora do Livramento, foi a que teve o pior desempenho do Estado no Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio). De acordo com o levantamento divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a unidade de ensino teve uma média de notas de 433,40, terminando na 15.591ª posição. A melhor da rede pública, Escola Estadual La Salle, de Rondonópolis, ocupou apenas o 5.616º lugar.

De acordo com os dados do Inep, a escola Frei Emiliano Monteiro teve uma média de notas de 433,40. Já na redação, um dos quesitos de maior importância no Enem do ano passado, a unidade de ensino ficou com a nota média de 288,33, um número considerado extremamente baixo. Com isto, a escola terminou na 15.591ª posição. O indicador de permanência na escola ficou em 80% ou mais.

Os dados ainda mostraram que a melhor escola estadual é a EE La Salle, que fica situada em Rondonópolis, que teve uma média de notas de 524,79. Na redação, a unidade de ensino ficou com média de 552,71 de nota. Com isto, terminou na 5.616ª posição. O indicador de permanência na escola ficou em 80% ou mais.

O Colégio Maxi, que é uma instituição privada, foi o que teve o melhor desempenho do Estado no Exame em 2014. A unidade, situada em Cuiabá, teve uma média de notas de 622,24. Na redação, a média foi de 720,84, um índice considerado alto. Com isto, o colégio terminou na 522ª posição. O indicador de permanência na escola ficou de 60% a 80%.

A melhor escola federal instalada no Estado foi o Campus Bela Vista do IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), localizado em Cuiabá. A unidade terminou com uma média de notas de 591,67. No quesito redação, a média de notas foi 700,63. Com isto, o local terminou na 1.428ª posição. O indicador de permanência na escola foi de 80% ou mais.

Outro lado

O secretário adjunto de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) reconhece as fragilidades no sistema, mas pontua que já existem projetos para fortalecimento do ensino fundamental e do médio. Ainda avalia que no ano de 2013 Mato Grosso obteve a penúltima colocação geral e no mais recente dado divulgado, já subiu para a 16ª posição.
“Nós fomos pensar que em 2013, Mato Grosso ficou em penúltimo lugar no ranking geral. Já em 2014, no 16ºlugar. Claro, isso não é nada satisfatório e as médias alcançadas ainda não estão boas. Mas é preciso ponderar que a média geral de Mato Grosso foi de 498 e de São Paulo, por exemplo, 540. A diferença é pequena. Então, não estamos assim, tão longe”.

Ele ainda pontua que o cenário de cada estado precisa ser considerado. Cita que a última colocada no ranking é uma unidade que atende alunos do campo em que os alunos foram submetidos ao exame pela primeira vez. “Há um diferencial no público muito grande e ele precisa ser considerado”.

Como estratégia de melhoria, além do investimento no processo formativo dos profissionais, a Secretaria de Educação e a Universidade Federal de Mato Grosso firmaram parceria e implantam, a partir do segundo semestre deste ano o projeto Educomunicação.

Sete escolas (que apresentaram baixo desempenho no Enem 2013 foram selecionadas nas cidades de Jangada, Acorizal, Cuiabá, Jaciara e Santo Antônio do Leverger.  A ação agrega a utilização de multimídias para que professor e aluno produzam conhecimento e  o compartilhem.  Ao término do mês de dezembro a ação será avaliada e poderá ser ampliada as demais unidades do Estado. No total, o Estado gerencia 750 escolas estaduais.

(Colaborou Patrícia Neves) Fonte: Wesley Santiago – Olhar Direto

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