Em ofício sucinto, Pedro Taques oficializa saída do PDT; veja
O governador Pedro Taques oficializou sua desfiliação do PDT, na manhã desta segunda-feira (10). No ofício, sucinto, Taques não teceu qualquer comentário sobre os motivos da desfiliação.
Ele entregou o documento, datado do último sábado (8), antes de viajar à Região do Araguaia, ao secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, que o encaminhou à sigla.
O ofício foi recebido pelo presidente do diretório do PDT de Cuiabá, José Augusto Curvo, que deve oficializar o desligamento junto ao Diretório Estadual e Nacional.
Ao MidiaNews, o secretário de Comunicação, Jean Campos, afirmou que o governador não deve anunciar, nos próximos dias, para qual sigla irá.
“Ele deve aguardar um pouco mais. Ele pode aguardar, inclusive, até setembro, data limite para se filiar ao novo partido”, afirmou.
Opções
Nos últimos meses, Taques tem sido “assediado” por partidos como PSDB e PSB. Ambos que fizeram parte da coligação que o elegeu.
O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), chegou a ir ao Palácio Paiaguás fazer um convite oficial ao governador.
Segundo Taques, a troca deve ser avaliada em conjunto com seu grupo político.
No entanto, nos bastidores, a informação é de que Taques já teria decidido por se filiar ao PSB, pela possibilidade de espaço para projetos nacionais.
Ruptura
A possível saída de Taques do PDT começou a ser especulada após os desentendimentos dele com o deputado Zeca Viana.
A relação entre ambos ficou abalada desde o processo da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, ocasião em que Viana acusou Taques de trocar cargos por votos para o grupo que apoiava e que, inclusive, saiu vencedor na disputa.
Até mesmo Paulo Taques, secretário-chefe da Casa Civil, chegou a ser alvo de declarações de Viana. Durante sessão ordinária da Assembleia, o pedetista classificou o secretário de “mentiroso” e “vagabundo”.
Os rumores de uma possível saída se acentuaram após visita do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, a Cuiabá, em abril. Na ocasião, Taques teria se recusado a participar de uma reunião entre Lupi e Viana.
Fonte: DOUGLAS TRIELLI – Mídia News