Matéria exibida pela Record é denunciada como fake news na Globo
O Fantástico deste domingo (3) denunciou a propagação de notícias falsas sobre o coronavírus nas redes sociais, divulgando dados inéditos de um levantamento feito pela Avaaz, que mostrou que 94% dos brasileiros já receberam informações inverídicas sobre a doença pelo celular.
O que chamou a atenção foi que a fake news apontada como a mais disseminada nas redes foi repercutida na mesma noite pelo Domingo Espetacular, da Record, sem que profissionais da área de saúde fossem consultados pela reportagem. A informação era de que a Covid-19 foi criada propositalmente em um laboratório secreto da China.
A revista eletrônica apresentada por Eduardo Ribeiro, Patrícia Costa e Thalita Oliveira usou declarações feitas pelo Secretário de Estado Americano, Mike Pompeo, que afirmou durante uma coletiva à imprensa que as agências de inteligência americana possuem evidências de que o vírus foi criado por cientistas em Wuhan – informação negada por autoridades chinesas.
No Fantástico, um infectologista foi procurado pela reportagem da Globo para denunciar as postagens. “É um vírus que com certeza existe na natureza. É impossível ele ter sido criado geneticamente. É realmente fake news”, afirmou o profissional, que não teve o seu nome creditado pelo dominical.
Guerra das fakes news
Tanto as edições do Fantástico quanto a do Domingo Espetacular repercutiram a propagação de notícias falsas nas redes sociais sobre o coronavírus, mas com muitas diferenças em relação aos principais alvos dessas publicações.
No jornalístico da Globo, foram apontadas mentiras propagadas por autoridades ligadas ao governo de Jair Bolsonaro, como exemplo a informação de que pacientes foram curados do coronavírus graças a um tratamento feito com hidroxicloroquina – repercutida pelo filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro, e a “denúncia” sobre caixões vazios em Manaus, compartilhada pela deputada bolsonarista Carla Zambelli.
Já o Domingo Especular preferiu falar sobre os famosos que foram vítimas de notícias falsas de que haviam sido infectados pelo coronavírus. A atriz Pérola Faria e a cantora Gretchen, alvos destas notas, gravaram entrevistas para o programa e falaram sobre a saia justa causada por essas fake news.
Fonte: rd1