Conheça a história das missões espaciais tripuladas
Nesta quarta-feira (27) a SpaceX tentará fazer história e se tornar a primeira empresa privada a colocar seres humanos em órbita. É um feito significativo: desde 1961 as missões tripuladas são exclusividade de programas governamentais, primeiro na União Soviética, seguida pelos EUA e, mais recentemente, a China.
Mas não será assim por muito tempo: outras empresas, como a Boeing e a Blue Origin, de Jeff Bezos, estão desenvolvendo seus sistemas tripulados. Algumas, como a Blue Origin, tem seus olhos muito além de missões orbitais e planos para chegar à Lua. A própria SpaceX pretende colonizar Marte.
Quer saber como chegamos a este ponto? Vamos relembrar.
Os primeiros passos
Desde o voo de Yuri Gagarin com a Vostok 1, em 12 de Abril de 1961, apenas governos nacionais foram capazes de desenvolver programas espaciais tripulados. Além da União Soviética, os EUA (com John Glenn a bordo da Friendship 7 em 1962) e a China (com a Shenzou 5 em 2003) também desenvolveram esta capacidade.
O primeiro voo espacial tripulado da humanidade foi realizado por Yuri Gagarin a bordo da cápsula Vostok 1, lançada pela União Soviética em 12 de Abril de 1961. A missão durou 108 minutos, durante os quais Gagarin completou uma órbita ao redor da Terra. Curiosamente, o cosmonauta não pousou com sua cápsula: ele se ejetou a cerca de 7 km de altura e pousou de para-quedas.
Os EUA realizaram seu primeiro lançamento menos de um mês depois, com Alan Shepard a bordo da cápsula Freedom 7. Ela foi transportada ao espaço por um foguete Mercury-Redstone, um derivado de um míssil balístico intercontinental (ICBM) desenvolvido, ironicamente, para atingir alvos na União Soviética.
Ao contrário de Gagarin, o voo de Shepard foi suborbital: a cápsula subiu em uma trajetória parabólica até uma altitude de 187,5 km antes de pousar, 15 minutos depois no atlântico norte, próximo das Bahamas. Shepard pousou dentro de sua cápsula, se tornando o primeiro astronauta a fazer isto.
O primeiro voo orbital dos EUA foi realizado em 20 de fevereiro de 1962, pouco mais de 10 meses depois de Gagarin, com o astronauta John Glenn a bordo da Friendship 7. A cápsula completou três órbitas ao redor da Terra antes de pousar no Atlântico Norte, e a missão teve uma duração total de quatro horas, 55 minutos e 23 segundos.
Além da órbita
Em 21 de dezembro de 1968 a Apollo 8 ser tornou a primeira espaçonave tripulada a deixar a órbita terrestre e circular a Lua, na missão Apollo 8. Depois de sair atrás da União Soviética na corrida espacial, os EUA finalmente tomavam a dianteira. Foi durante a Apollo 8 que foi feita uma foto da Terra sobre o horizonte lunar, conhecida como Earthrise, que se tornou um símbolo da corrida espacial.
O grande prêmio veio em 20 de Julho de 1969, quando o módulo Lunar Eagle, parte da missão Apollo 11, pousou no mar da tranquilidade, na Lua, carregando os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin. Pela primeira vez a humanidade pisava em outro corpo celeste.
Fonte: olhardigital