SANTO AFONSO: Líder dos grileiros promete resistir a reintegração de posse e incita violência.
Em áudio: Jonas ataca prefeitos, incita grileiros a violência e promete resistir à reintegração; já pode ser preso!
Um áudio divulgado pelo líder do grupo de grileiros que tomou de assalto uma fazenda no complexo Pecuama, Jonas Vinício Lima, está sendo replicado com força nos grupos de Whatsapp.
A mensagem de Jonas é uma ordem de resistência a ação policial de reintegração de posse, que deve ser deflagrada no início de fevereiro, conforme afirmou o Secretário Adjunto de Integração Operacional, da Secretaria de Segurança Pública, coronel Victor Paulo Fortes, em entrevista exclusiva esse blog.
No áudio divulgado, via aplicativo de Whatsapp, Jonas tenta manter a coesão do grileiros. “Vamos desmascarar esse bando de safados”, ameaça. O líder dos grileiros disse que vai à Brasilia ou onde for preciso. “Vamos pra cima e mostrar que temos força”.
Jonas tenta transmitir segurança a seus liderados:
“Pode ficar tranquilo, pessoal. (…) Justiça esta fazendo vista grossa. Vamos mostrar a safadeza de político aqui da região. (…) Nós temos união. (…) bando de corruptos. (…) Vamos na Casa Civil do Governo do Estado”.
E acrescenta:
“Não vamos deixar de graça pra eles. (…) Nós não vamos sair daqui não. Quem tiver na rua, começa a ir para o acampamento. Na rua não ganha terra, não”.
Na mensagem de voz, Jonas Vinício desanca a borduna nos prefeitos de Tangará da Serra, Nova Marilândia e Santo Afonso. Segundo ele, todos seriam corruptos e protetores de fazendeiros.
Ora, bolas! Se existem várias ordens judiciais de reintegração, estimular resistência, promover embaraço a seu cumprimento, pode configurar incitamento a violência. Pode também comprometer a ordem