Taques promete presença do Estado em Colniza; prefeito é enterrado em Ji Paraná
No velório de Vando, governador Pedro Taques lamenta ocorrido e promete ajuda. Corpo foi velado na no ginásio Ayrton Senna e morte causou comoção
O corpo do prefeito de Colniza (a 1.080 km de Cuiabá) Esvandir Antonio Mendes, o Vando Colnizatur (PSB), de 61 anos, assassinado a tiros no final da tarde desta sexta (15), foi velado por apenas uma hora no ginásio Ayrton Senna, na área central da cidade. Depois, foi transladado de avião para Ji Paraná (RO).
Naquele município, o corpo de Vando passou pelo salão paroquial da Igreja São José. O sepultamento foi no jazigo da família, no cemitério local, onde está o corpo de sua primeira esposa.
O governador Pedro Taques (PSDB) e diversas autoridades participaram do funeral em Colniza. Entre elas, o secretário estadual de Segurança Pública Gustavo Garcia, o deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) e o presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) Neurilan Fraga (PSD). Prefeitos da região também prestaram condolências à família de Vando.
Taques, que decretou luto oficial de três dias em Mato Grosso, garantiu a presença do Estado, por meio da força-tarefa da secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp), e a participação da AMM, para acompanhar as investigações. Além disso, promete auxiliar o vice Celso Leite Garcia, o Celso da Cacique (PT), a tocar o município.
O Ginásio de Colniza ficou lotado de autoridades, amigos e moradores de Colniza que deram último adeus a Vando
"Durante todo o tempo o Estado estará aqui em Colniza, por meio das forças de segurança, nas investigações até o esclarecimento do crime. Cabe ao vice fazer a administração e pedimos a compreensão dos vereadores e da população neste momento de dor", disse.
Neurilan também se solidarizou com a família de Vando.
Fez questão de ressaltar sua confiança nas instituições para elucidar o crime. “Confiante de que o governo tomará as devidas providências, expresso as minhas condolências aos familiares do prefeito, que estava exercendo suas funções públicas com muita seriedade e compromisso”.
O secretário de Finanças do município, Admilson Ferreira dos Santos, 41 anos, estava junto com Vando durante o atentado. Baleado nas pernas e nas costas, ele permanece internado no hospital municipal de Colniza.
Emboscada
O assassinato ocorreu por volta das 18h30 de ontem, quando o prefeito e Admilson trafegavam na zona rural da cidade. Durante o percurso, dois homens em uma caminhonete SUV começaram a seguí-los. Em determinado momento, os assassinos conseguiram se aproximar das vítimas, sacaram os revólveres e atiraram diversas vezes. Vando morreu na hora. A polícia já prendeu três suspeitos e tenta descobrir a motivação da execução.
