Conjuntivite tratada de maneira inadequada pode causar comprometimento visual, alerta médico
Olhos sensíveis, lacrimejando, inflamados e com vermelhidão, são alguns dos sintomas da conjuntivite – doença que tem se espalhado nos últimos dias em Cuiabá e Várzea Grande. O médico oftalmologista Jair Giampani Junior alerta que, caso tratada de forma incorreta, a doença pode trazer comprometimento visual. Além disso, o mau uso de colírios pode levar ao surgimento de catarata, glaucoma e úlceras na córnea.
O médico oftalmologista alerta para as possíveis causas deste surto. “A forma mais comum de conjuntivite é a viral, e os vírus que causam este tipo são os mesmos das infecções das vias áreas superiores, gripes e resfriados.
Na medida em que se tem um surto de resfriado ou gripe, também pode ocorrer um surto de conjuntivite, já que a transmissão quase sempre ocorre da mesma forma. Objetos contaminados, como toalhas, lenços de pano, lençois, ou aglomeração em ambientes fechados, com em pacientes institucionalizados, são fatores de risco.
Segundo ele, o clima também influência na proliferação do vírus. É comum que os surtos aconteçam em épocas frias do ano. Outro fator que pode elevar o risco de contaminação é o contato físico. Todas as pessoas que entrarem em contato com a pessoa infectada podem adquirir também o vírus. Principalmente um contato mais próximo como um abraço ou um beijo, recomenda o médico.
O médico também pede cautela com o uso de colírio. Só é necessário o uso quando diagnosticado a conjuntivite bacteriana. Neste caso é recomendado um colírio a base de antibiótico.
Na maioria dos casos a conjuntivite tem uma evolução bastante favorável. No entanto, em alguns casos podem ocorrer sequelas. “Alguns tipos de conjuntivites virais podem causar opacidades da córnea, causando baixa na visão”.
O medico também alerta que o mau uso de colírios pode desencadear problemas como catarata e glaucoma.” É importante evitar o uso indiscriminado dos colírios que contenham corticoide. Estes colírios, apesar de trazerem certa melhora, podem causar catarata e glaucoma”, finalizou o médico.