JANGADA: Prefeito é denunciado por ceder maquinário público para curtume particular
Prefeito de Jangada, Edérzio de Jesus Mendes (PSDB), cedeu maquinário público para uso particular, diz MP (Foto: Prefeitura de Jangada/Divulgação)
Morador de Jangada solicitou obras na comunidade onde vive e descobriu que maquinário havia sido cedido para uso particular. Prefeito Edérzio Mendes (PSDB ) chegou a ser preso.
prefeito de Jangada, a 82 km de Cuiabá, Edérzio de Jesus Mendes (PSDB), e o secretário de obras do município, Marcos Antônio Bernardino , foram denunciados pelo Ministério Público por terem cedido maquinário público para uso em uma área particular de 200 hectares, há 52 km de Rosário Oeste, a 133 km da capital, onde funciona um curtume.
Edérzio Mendes e Marcos Bernardino, popularmente conhecidos como "Garrincha" e "Marcão", respectivamente, chegaram a ser presos em agosto deste ano, por causa do fato. O G1 não conseguiu localizar as defesas dos denunciados.
Marcos Antônio Bernadino, secretário de obras, também foi denunciado pelo MP (Foto: Prefeitura de Jangada/Divulgação)
De acordo com o MP, o uso irregular do maquinário, que consiste em uma patrola maniveladora e uma pá-carregadeira, foi descoberto após um morador solicitar serviços de obras da prefeitura na comunidade onde vive e ser informado de que a solicitação não poderia ser atendida porque os equipamentos estariam avariados.
"Todavia, o mesmo veio a descobrir que, na verdade, tais maquinários se encontravam cedidos há mais de 30 dias, prestando serviço indevidamente a terceiros particulares", diz trecho da denúncia.
Segundo o MP, a situação foi verificada in loco e os maquinários apreendidos. Na mesma ocasião, dois servidores municipais que atuavam como operadores de máquinas foram detidos em flagrante trabalhando no local.
Um deles afirmou, em depoimento, que havia sido recrutado pelo secretário Marcão para trabalhar no curtume. Na ocasião, o secretário teria dito que "tudo estava certo" e que apenas executava ordens do prefeito.