Preocupada com 'superlotação', ALMT cria comissão para visitar garimpo em Mato Grosso
Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) estão preocupados com a superlotação no garimpo localizado na Serra do Caldeirão, que fica a 20 km de Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá). O local, que ganhou destaque nos últimos dias por conta das pepitas de ouro encontradas, tem atraído cada vez mais ‘aventureiros’ em busca de enriquecimento. Por conta disto, foi criada uma comissão para visitar a região na manhã da próxima sexta-feira (16).
A formação da comissão foi determinada pelo presidente da Casa de Leis, Guilherme Maluf (PSDB), após sugestão do deputado Oscar Bezerra (PSB), que durante a sessão plenária desta quinta-feira (15), manifestou a preocupação em função da grande quantidade de pessoas que estão na localidade (três mil) a procura de ouro.
“Em breve, o número de pessoas na localidade deve dobrar ou triplicar, então a preocupação do deputado Oscar Bezerra é pertinente e a Assembleia Legislativa estará presente no município para discutir o assunto”, afirmou Maluf.
A comissão foi formada pelos deputados Wancley Carvalho (PV), que é da cidade, Leonardo Albuquerque (PDT), que possui atuação política na região, além de Oscar Bezerra (PSB) e Pedro Satélite (PSD), que fizeram a solicitação para a visita do Parlamento estadual na localidade, além do deputado Wagner Ramos (PR), que visitou o garimpo nos últimos dias.
Corrida pelo ouro
Uma serra localizada a 20 quilômetros da cidade de Pontes e Lacerda (a 450 quilômetros de Cuiabá) vive uma verdadeira 'corrida pelo ouro' e já é chamada de ‘Serra Pelada de MT'. Grandes pepitas de ouro, amplamente divulgadas pela internet e por meio de aplicativos celulares, chamam a atenção e 'acirram' a disputa por espaço. A estimativa é de que mais de duas mil pessoas, nos últimos 15 dias, estejam trabalhando na mineração.
A equipe do Olhar Direto, composta pelo jornalista Lucas Bólico e o repórter fotográfico Rogério Florentino, está no local acompanhando o dia-a-dia dos garimpeiros que se arriscam em busca de ouro. De lá, os repórteres do Olhar Direto mostraram as dificuldades e as curiosidades que envolvem o ‘acampamento’.