Header Ads

MPF informou à Polícia Federal sobre reportagem da TVCA que 'testaria' segurança na fronteira

000A Polícia Federal em Mato Grosso foi informada pela Procuradoria Regional da República de Mato Grosso sobre a realização de reportagem jornalística produzida pela Rede Globo de Comunicação que ‘testaria’ a segurança na região de fronteira. A produção da reportagem terminou com a detenção de quatro profissionais da emissora, no final da tarde de segunda-feira (12), pela suspeita de tráfico de drogas, durante abordagem na BR-070, na região conhecida como ‘barreira do limão’. A detenção foi realizada por equipe do Grupo de Policiamento Especializado em Fronteira (Gefron).

Segundo a assessoria do MPF, o relato para a Polícia Federal sobre a produção de material jornalístico atende a gestão de transparência.

O MPF informou ainda que encaminhou ofício em resposta a emissora de televisão onde explicava que o órgão federal de segurança também recebeu cópia da documentação sobre a confecção do material jornalístico.

Pó de Gesso

Nesta manhã,  em nota divulgada no jornal Bom Dia Mato Grosso, a emissora apresentou a cópia do documento encaminhado ao MPF e ainda nota fiscal da aquisição de 232 quilos de pó de gesso (material que era transportado pela equipe) embalados em 169 invólucros, totalizando 232 quilos de pó de gesso. A emissora, durante apresentação da primeira edição do jornal MTTV ratificou que a ação foi legal e que presta toda assessoria jurídica aos profissionais envolvidos.

Os dois veículos utilizados pela produção, capitaneada pelo jornalista Alex Barbosa, permanecem apreendidos pela Polícia Federal em Cáceres.

O secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, afirmou que a ação do Gefron foi absolutamente legítima e ratificou que “o caso vai ser analisado em razão de ter desviado as forças de segurança pública do seu objetivo, deixando a fronteira desguarnecida, o que causou também prejuízo aos cofres públicos, com emprego de força pública para atender uma demanda pessoal e de interesse particular da emissora".

Patrícia Neves – Olhar Direto

Tecnologia do Blogger.