Header Ads

Estudo reforça presença de 'fios de cabelo' em buracos negros



Os eventos ocorridos dentro de um buraco negro são um mistério há décadas: qualquer informação que ultrapasse o "ponto sem volta" dele, dificilmente escapa, sem deixar registros. Mas um estudo publicado no banco de dados arXiv, no dia 22 junho, sugere que ondulações no espaço-tempo ou ondas gravitacionais podem carregar resquícios de informações ocultas, revelando a presença de "fios de cabelo" na superfície de buracos negros.

Segundo o estudo — que ainda não foi revisado por pares — da física Lawrence Crowell e do astrofísico Christian Corda, esses "fios de cabelo" dos buracos negros poderiam carregar informações e, dessa forma, seria possível observar o que acontece lá dentro.

No entanto, o grande desafio dos pesquisadores seria detectar a presença desses cabelos. Eles descobriram que durante o processo de fusão, cabelos normalmente quietos podem ficar energizados, entrelaçado-se com a radiação gravitacional de saída e alterando as ondas gravitacionais de maneiras sutis.

A melhor forma de identificar esses movimentos sutis seria através de otimizações no LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory), capazes de detectar pequenas alterações a partir de mudanças no tempo que a luz leva para viajar em detectores distantes. Espera-se que as versões futuras do observatório disponham da sensibilidade para observar as alterações captando as reações dos "fios de cabelo" dos buracos negros.

Fonte: olhardigital
Tecnologia do Blogger.