Cade abre inquérito para investigar suposto monopólio da Globo no futebol
O órgão do governo não revelou o nome do time, e agora tem 180 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, para ouvir os envolvidos na investigação e tomar uma decisão. A informação foi dada em primeira mão pela CNN Brasil.
Para o Cade, os indícios de um possível monopólio existem. Como exemplo, o órgão usou a briga entre a emissora, a Turner e o Flamengo por causa da MP 984, que dá ao mandante do jogo o direito de transmissão.
“As características do mercado de transmissão de jogos de futebol – com poucos agentes econômicos e marcado pela clara existência de posição dominante – podem desvirtuar o paradigma de ‘competição no mercado’ por uma competição ‘pelo mercado’, sobretudo no caso de negociação de campeonatos inteiros”, afirmou na nota.
Outro argumento foi a atitude do canal carioca em rescindir o contrato com do Campeonato Carioca após o Flamengo ter exibido jogos em seu canal no YouTube. “A emissora, com a conduta, estaria impedindo que o clube decidisse, de forma autônoma, a negociação de seus jogos, a regra da concordância possibilitava a instituição de monopólios de fato nos campeonatos de futebol”, analisou.
Para o Cade, a atitude da emissora impede que um clube inicie negociação com os concorrentes. “Com esta prática, o Grupo Globo induz os clubes a não negociarem com outras emissoras, seja para produtos de interesse da Globo ou mesmo para aqueles que a empresa não pretenda adquirir”, finalizou.
Fonte: RD1