ESTIAGEM: Rios secam e moradores da zona rural sofrem sem água em Rosário Oeste
Uma das secas mais severas dos últimos anos favorece as queimadas e ameaça também o Distrito de Arruda que fica em Rosário Oeste denunciou a vereadora Angela Godoes (Tetê).
O Pesquisador da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Ernandes Sobreira Oliveira Junior já afirmou que Mato Grosso deve viver nos próximos 5 anos, secas ainda mais severas do que as vivenciadas até agora e com risco ainda maior ao Pantanal.
Essa estiagem prolongada afeta vários municípios como Rosário Oeste, cuja população rural depende de rios e fontes e de água doce para sobreviver e criar animais.
A Prefeitura de Rosário Oeste decretou Situação de Emergência nas áreas afetadas pela estiagem. VEJA AQUI
"Em 50 anos, nunca vi uma seca e uma crise como esta de agora”, conta José Maria Corréa, 56 anos, lavrador que mora na região do Morro Redondo, que fica na Zona Rural de Rosário Oeste e onde desde abril não chove.
O poço artesiano feito por ele em 1999, que nunca havia secado, secou e agora, vė-se obrigado a buscar água em sua charrete para conseguir sobreviver em suas terras.
A Vereadora de Rosário Ângela Godoes, conhecida com Tetê, veio a Cuiabá buscar auxílio para região.
Ela afirma que sempre houve dificuldade em épocas de seca, mas nunca como neste ano. "Secar represa, rios é a primeira vez. Estamos muito preocupados”.
Segundo ela, as comunidades estão desesperadas, pois as criações e as plantações estão perecendo e, mesmo onde ha poços artesianos, a quantidade de água não tem sido suficiente nem para o consumo.
OUÇA ABAIXO: