Header Ads

Eleições 2020: Disputa pela vaga de vice do prefeito de Nobres está na reta final


Uma disputa de bastidores está movimentando a reta final do período prévio às as convenções que antecedem as eleições de 2020 em Nobres.


Até o dia 12 de setembro, o prefeito de Nobres, o empresário Leocir Hanel (PSDB) deve definir quem irá compor como vice em sua chapa na disputa pela reeleição em novembro. A escolha envolve pesquisas, articulações e apoios políticos e está afunilada entre três nomes: a diretora do Hospital Laura de Vicuña, ex- vereadora Teka Duarte (Progressista), o médico e empresário Dr. Sérgio Takeuti (DEM) e a ex- vereadora, Neidinha Modesto (Republicano) que foi candidata a vice- prefeita na chapa do médico Dr. Esmeraldo Ribeiro (PSB) nas eleições de 2016.

O cargo de vice que já foi símbolo de “sacrifício” em eleições passadas na cidade de Nobres para outros grupos políticos - é disputado internamente pelo Progressista, Democratas e Republicanos. O prefeito Leocir Hanel, antes mesmo de oficializar a sua candidatura a reeleição, contava com cerca 8 possíveis candidatos a vice para compor a sua chapa, porém este número após pesquisas de consumo interno reduziu-se a essas três lideranças partidárias que estão travando uma disputa interna para mostrar ao tucano quem seria o melhor nome para compor como vice dele nestas eleições de 2020. 


Apadrinhada pelo deputado federal e ex-ministro da Agricultura, Neri Gueller, a diretora licenciada do Hospital Laura de Vicuña, Teka Duarte é a indicada pelo Progressista para compor como vice de Hanel e leva certa vantagem, pois ela agrega os perfis político e técnico. 

O Progressista de Teka, em 2016 teve o advogado Dr. Emerson Andrade como candidato a prefeito e que hoje optou por se filiar ao Republicano para disputar uma vaga do Poder Legislativo Municipal.

O grupo progressista com o liderança do vereador Gidalti Ferreira, o Gida, que é é líder do Governo na Câmara de vereadores e com isso tem uma maior proximidade com o prefeito Leocir Hanel.


O DEM tem trabalhado à máxima do custe o que custar para tentar emplacar o nome do médico e empresário Dr. Sérgio Takeuti na composição da chapa majoritária que terá o PSDB como cabeça.

Os democratas defendem que ele tem experiência administrativa como também política, uma vez que há anos milita na política local de Nobres e também tem perfil técnico e que seria um vice que não iria atrapalhar a futura gestão em busca de espaço e acomodação de seu grupo político, garantindo que Dr. Sérgio será um vice discreto nos próximos quatro anos e por isso, seria o nome ideal para compor a chapa majoritária com o prefeito Leocir Hanel.


Outro partido a entrar na briga da vaga de vice do atual prefeito de Nobres, é o Republicano (antigo PRB), que trouxe para o seu quadro de lideranças, a ex- vereadora e ex- secretária de Saúde Neidinha Modesto, que em 2016 disputou como vice- prefeita na chapa do médico Dr. Esmeraldo Ribeiro (PSB) e hoje tenta conquistar a confiança do tucano para ser sua vice nestas eleições de 2020.

O arco de alianças do prefeito e pré-candidato à reeleição, Leocir Hanel é basicamente o mesmo de 2016, mas agora em 2020 ganhou o reforço de lideranças oriundas de grupos de oposição que tiveram candidatos a prefeitos nas eleições passadas.

Estas lideranças foram agrupadas e distribuídas ao entorno de 4 partidos que estão coesos em apoiar a reeleição do prefeito Leocir Hanel, sendo eles: PSDB, DEM, Progressistas e Republicanos, estes três últimos tem um pré-candidato a vice em uma disputa interna estimulada pelo próprio tucano desde o ano passado.

Um dos principais responsáveis por essa articulação de cooptação de lideranças dos mais diversos partidos ao entorno da reeleição do tucano, o secretário de governo e que provavelmente deverá ser o coordenador da campanha do tucano ao ser questionado pela equipe da NCC TV Web sobre a questão da composição como vice na chapa majoritária do PSDB afirmou que cabe ao prefeito Leocir Hanel decidir sobre a escolha de quem irá compor como vice dele com base em pesquisas de consumo interno.


“O DEM quer lançar o Sérgio de vice, assim como o PP quer lançar a Teka e assim como o Republicanos quer lançar a Neidinha, mas cabe ao prefeito definir o nome após uma avaliação através de pesquisas”, explicou Cheba que é homem forte na gestão do prefeito nobrense.

Cheba é filiado ao DEM, mas tem grande ligação no Progressistas (antigo PP), onde estão acomodadas algumas lideranças políticas e pré-candidatos(as) a vereadores (as), assim também ocorre no Republicanos e no próprio PSDB do prefeito Leocir Hanel.

Agora para descobrir qual será o desfecho dos capítulos finais desta novela sobre a composição de quem será vice do prefeito Leocir Hanel, se faz necessário aguardar o dia 12 de setembro, onde PSDB, DEM, Progressista e Republicanos irão realizar uma convenção conjunta para entrarem em um acordo sobre este assunto.

PDT e PR ainda não conseguiram formar chapa de vereadores por completo e por isso não deverão ter candidatos a vereadores, mas deverão declarar apoio informal a reeleição do prefeito de Nobres, totalizando assim, um arco de aliança de 6 partidos ao entorno do projeto do tucano.

Redação: Marcos Lopes - NCC TV Web
Tecnologia do Blogger.