Header Ads

5G pode levar internet fixa de alta velocidade para regiões afastadas



Conforme as redes 5G começam a se espalhar pelo mundo, empresas vão encontrando problemas e dificuldades na implementação da rede. E o maior obstáculo encontrado nas torres que trabalham com ondas milimétricas (em inglês mmWave) de redes de ultra velocidade tem sido o alcance de transmissão em curta distância.

Hoje a Qualcomm anunciou uma conquista na cobertura das transmissões mmWave, atingindo com sucesso a conexão de dados 5G por 3.8 quilômetros de distância, mais que o dobro do alcance prometido ano passado pelo seu sistema de antenas de grandes distâncias, o QTM527.

O importante nessa notícia é o fato que o recorde de distância batida é para modems de banda larga e não celulares. A empresa tem promovido a notícia com base no fato que o sistema mmWave só é viável em acesso de redes fixas sem fio, permitindo aos provedores oferecerem uma internet com velocidade de fibra ótica em áreas de difícil acesso, como a região rural, suburbana ou até mesmo regiões urbanas com pouca cobertura. O teste foi conduzido com sucesso em Regional Victoria, na Austrália, e aparentemente correu com o mínimo de interferência física entre os dispositivos utilizados.

O 5G de onda milimétrica tem o potencial de ser o item de maior demanda no tema de conexões e velocidade no futuro. Ela pode permitir a transferência em velocidades de múltiplos gigabit por segundo, tudo isso graças aos grandes blocos de informações disponíveis dentro do espectro das redes sem fio.

Fonte: olhardigital
Tecnologia do Blogger.