Prefeita de Sinop anuncia retorno das aulas a partir de segunda-feira
Anunciado pela prefeita Rosana Martinelli durante pronunciamento via internet, na manhã deste sábado, 02, o documento, de 30 de abril de 2020 e que entra em vigor na data de sua publicação, considera que, uma vez o município tendo apresentando um quadro estabilizado do número de pessoas infectadas pelo Covid-19, a retomada gradativa e segura das atividades escolares, com uma única medida para o setor público e privado, irá assegurar o ensino, além de ser a forma mais eficiente e razoável de lidar com a possibilidade de propagação do novo coronavírus no ambiente escola-família.
Para tanto, foi necessária a elaboração de um plano de ação conjunto, com a participação efetiva de representantes de ambos setores. Conforme explica a gestora municipal, as medidas de segurança serão orientadas, em um primeiro momento, e depois fiscalizadas, inclusive por profissionais especializados em microbiologia, prevenção, contaminação e sanitização.
“Esses profissionais irão acompanhar a evolução da retomada das aulas e como cada instituição cumprirá o Decreto. O retorno gradativo e seguro das atividades escolares presenciais, tanto da educação infantil, como dos ensinos fundamental, médio e superior, além de escolas técnicas, de idiomas, de cursos livres, só será mantido se todos agirmos com responsabilidade e comprometimento com a saúde e segurança da população”, salientou Martinelli.
Além da Secretaria Municipal de Educação, todas as instituições privadas participaram e assinaram termos, se comprometendo a respeitar os protocolos de controle e prevenção do contágio. “Eu não poderia, jamais, fugir das minhas responsabilidades com o povo de Sinop. É preciso coragem e determinação para tomar decisões que afetam a vida de muitas pessoas, de todos nós sinopenses. Mas estou a frente dos interesses de você, cidadão sinopense, firme e forte, para que possamos atravessar esse momento da melhor maneira possível. Por isso, hoje, deposito, mais uma vez, um voto de confiança em você sinopense. Me ajude a ajudar você. Assim continuamos com nossa cidade segura, com saúde e produtiva, sempre lembrando que todas as medidas podem ser revistas a qualquer momento, em caso de descumprimento dos protocolos determinados ou de acordo com a situação epidemiológica do município”, garantiu.
A secretária municipal de Educação, Veridiana Paganotti, explica que o Decreto não é uma medida obrigatória, mas de liberação. Ou seja, pais de alunos, bem como instituições, podem definir se mandam ou não os filhos para a escola. “Vamos adotar todas as práticas necessárias de cuidados e, principalmente, higienização no ambiente escolar. Mas essa atitude começa em casa. Os pais devem atentar para os cuidados de higiene de seus filhos, esse é um trabalho que começa em casa e continua na escola. Lembrando que, quem não sente segurança de mandar seu filho para a escola, pode mantê-lo em casa sim. As escolas estarão abertas ofertando o ensino, seja de forma on line, seja impresso, como cada família assim definir. Mas, independentemente disso, todos os cuidados que tomarmos na escola, só valerão que cada família também adotar em casa”, reforçou a secretária.
Fonte: MT de fato