Governo nega apostila impressa para estudantes que não dispõem de internet
Desesperada uma das mães, Maricelma Silva Serrano, fez um depoimento em que relata que por duas vezes, sem sucesso, tenta retirar o material para aprendizagem dos dois filhos que estudam na unidade. “Primeiro me pediram o número do NIS (Número de Identificação Social), tá aqui. Agora estão pedindo o meu Cartão Cidadão, e com isso estão impedindo os meus filhos de estudarem”, denuncia.
Ainda na parte da manhã, enquanto o Sintep/MT estava presente, outras duas mães enfrentavam o mesmo problema. Uma situação ainda mais séria, quando foi relatado pelo funcionário da escola, que as apostilas com conteúdo só seriam entregues pela escola a beneficiários do Programa Bolsa Família, e ela não teria direito ao material. “Então quer dizer que meus filhos ficarão sem estudar”, questionou.
Segundo relatado pelo profissional que fazia o atendimento na escola, o governo não está fornecendo o material impresso. “A escola é que está sensibilizando e disponibilizando a apostila para quem não tem internet”, disse. E informou ainda que apenas para casos estremos, cujo o parâmetro utilizado é o cadastro no Bolsa Família.
“A realidade é que as pessoas apesar de não estarem no bolsa família não têm em suas casas acesso à internet, computadores. Isso é um grau de exclusão muito grande”, alerta o dirigente do Sintep/MT e secretário de Assuntos Educacionais a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Gilmar Soares. O sindicalista estava na porta da escola durante os acontecimentos e registrou toda a ação.
Assessoria/Sintep-MT