Header Ads

Votorantim Cimentos inicia operação de nova linha de produção de corretivos de solo em Nobres (MT)

Votorantim Cimentos - Nobres MT
Fonte: Rosana Terra- Assessoria

A Votorantim Cimentos concluiu a construção de uma nova linha de produção de calcário agrícola em sua fábrica em Nobres (MT), que já está operando. Com a ampliação, que recebeu investimentos de R$ 42 milhões, a empresa aumentou em 750 mil toneladas por ano a sua capacidade de produção de insumos agrícolas no Mato Grosso, passando de 250 mil toneladas por ano para 1 milhão de toneladas por ano.

A unidade iniciou a operação com capacidade máxima, expedindo mais de 100 mil toneladas de insumos agrícolas por mês e com 100% da produção vendida. Hoje, os principais clientes da companhia são produtores de soja, milho e algodão da região Centro-Oeste, principal polo do agronegócio do país.

Atualmente, a unidade de Nobres produz duas linhas de corretivos de solo com a marca Calcário Itaú – que são os calcários calcíticos e os calcários dolomíticos. Segundo o gerente geral de Insumos Agrícolas da Votorantim Cimentos, Laércio Solla, a empresa já desenvolve experimentos para diversificar o portfólio e oferecer novas soluções ao mercado agrícola.

“Mato Grosso é um estado líder na produção de grãos e investir na ampliação da fábrica de Nobres é estratégico para ampliarmos nossa capacidade de atendimento ao agronegócio brasileiro. Nos próximos anos, lançaremos soluções ainda mais competitivas, como mix de minerais e uma linha de óxidos para proporcionar aos produtores uma nutrição mais profunda e, consequentemente, melhores resultados no campo. A unidade de Nobres irá produzir nossa linha completa de soluções agrícolas”, afirma Solla.

Com a ampliação, a fábrica da Votorantim Cimentos em Nobres (MT) tornou-se uma das maiores unidades de produção de insumos agrícolas no Brasil, ao lado da unidade da companhia em Itaú de Minas (MG), que também possui capacidade de produção de 1 milhão de toneladas por ano.

Melhor qualidade na produção de alimentos

Os solos brasileiros, em especial o do bioma Cerrado, possuem pH (nível de acidez) excessivamente ácido, o que leva à diminuição na disponibilidade de nutrientes como fósforo, cálcio, magnésio e potássio que, dependendo do manejo e da adubação utilizados, podem atingir níveis de deficiência e toxidade às plantas.

O manejo correto do solo, por meio da calagem, também oferece ganho ambiental, grande preocupação da agricultura moderna, e que inclui conceitos de conservação e sustentabilidade, de modo que os recursos naturais, notadamente o solo e a água, possam ser conservados para gerações futuras. O uso de calcário agrícola melhora as propriedades físicas do solo, proporcionando melhor aeração e circulação de água, favorecendo o desenvolvimento das raízes.

As características do Calcário Itaú, como processamento diferenciado devido à grande experiência da empresa no mercado de cimentos, o torna mais fino que os produtos comercializados no mercado. Também resulta em um produto mais econômico, de reatividade mais rápida, com maior absorção devido ao aumento de superfície de contato com o solo. O Calcário Itaú proporciona melhor aproveitamento dos nutrientes pela planta, aumentando a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

Insumos agrícolas na Votorantim Cimentos

A Votorantim Cimentos produz calcário agrícola há 25 anos. É líder na comercialização de calcário agrícola no Brasil e a única empresa com presença nacional. Em 2016, essa unidade de negócio cresceu significativamente, contribuindo com a estratégia de diversificação de portfólio da companhia. Nos últimos três anos, foram investidos R$ 104 milhões para a construção e adaptação de novas fábricas do insumo no país.

Tecnologia do Blogger.