ROSÁRIO OESTE: Incêndio nas cabeceiras do Rio Cuiabá durou 4 dias e destruiu mais de 3,1 mil hectares
Fonte: O Documento
Em quatro dias, incêndio florestal destrói mais de 3,1 mil hectares de área de proteção das Cabeceiras do Rio Cuiabá que fica nos municípios de Rosário Oeste, Nobres, Nova Brasilândia e Santa Rita do Trivelato.
Um incêndio florestal atingiu a Área de Proteção Ambiental das Cabeceiras do rio Cuiabá e destruiu mais de 3,1 mil hectares. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou no sábado (3) e foi extinto na terça-feira (6). A ocorrência foi divulgada nessa quarta-feira (7). A operação exigiu a atuação de 16 bombeiros, sendo 11 militares por terra, mais a aeronave (piloto e co-piloto) e seu apoio no solo para abastecimento de água e combustível. A operação de combate aéreo utilizou mais de 30 mil litros de agente extintor.
O combate contou com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e o Grupo Aviação Bombeiro Militar (GavBM). O Grupo de Aviação Bombeiro Militar ainda deve permanecer na região para realizar voos de monitoramento e rescaldo. O Corpo de Bombeiros destacou que o apoio dos moradores locais foi fundamental para o sucesso da operação, no suporte para a base e também no combate terrestre onde houve a atuação em conjunto.
A Área de Proteção Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá é uma unidade de conservação do tipo uso sustentável e foi criada em 1999, abrangendo uma região de 473 mil hectares nos municípios de Rosário Oeste, Nobres, Nova Brasilândia e Santa Rita do Trivelato.