Pantaneiro chama jacaré pelo nome e ele atende - veja vídeo
O pantaneiro Osmair, que trabalha há 14 anos na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço (113 Km ao Sul da capital), conhece tanto de jacarés que os chama pelo nome: "Chico".
Ele faz isso para mostrar o bicho bem de perto aos turistas.
Explica que os jacarés do Corixão têm cerca de 10 a 12 anos e - claro - são de natureza agressiva, então não se pode chegar tão perto, exceto quem sabe lidar com eles há muitos anos.
"Chico" na verdade é o nome que ele dá a todos, machos e fêmeas.
Turistas gostam muito de ver os jacarés pantaneiros.
Mas só Osmair chamar e eles veem.
Veja o vídeo
Sobre os jacarés
Atualmente, existem oito espécies, sendo que as principais são os jacarés-americanos e os jacarés-chineses.
No Brasil, é possível encontrar a jacaretinga, o jacaré-do-papo-amarelo, jacaré-do- pantanal, jacaré-açu, jacaré-anão e jacaré-coroa.
O americano costuma medir até 3.4 metros de comprimento e pesar cerca de meia tonelada, enquanto o chinês é bem menor, com cerca de 1,5 metro de comprimento e 22 quilos, aproximadamente.
Esses animais vivem em grupo, são ótimos nadadores, chegando ao patamar de 32,18 km/h (americano), e também conseguem viver bons períodos em meio terrestre e correr bastante – cerca de 17,7 km/h (americano). No entanto, eles preferem o meio aquático, vivendo em rios, lagos e pântanos.
Sua expectativa de vida é de 80 a 100 anos.
(Com informações do site GreenMe - Farei bem à terra)