Equipe do NASF realiza palestra de Prevenção de Suicídio na Escola Cel. Artur Borges e no Fórum de Rosário.
A Escola Cel. Artur Borges recebeu nesta terça feira (26/09), uma palestra ministrada pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) sobre a Campanha Internacional de Prevenção e Combate ao Suicídio. A Palestra foi voltada para os alunos do período matutino e vespertino da escola. A palestra foi ministrada também para os funcionários do Fórum do Município.
A equipe do NASF foi composta pela Assistente Social Regina, pelo Educador Físico Francisval e pela Psicóloga Lígia Sarubbi que ministrou a palestra.
Assunto complexo, o suicídio, que espelha fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e também culturais, tem sido desvendado, nos últimos quatro anos, pela campanha Setembro Amarelo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema, divulgado pela OMS, em 2014.
Em geral, a vontade de acabar com a própria vida é provocada pela falta absoluta de perspectiva e uma enorme sensação de desamparo e angústia. O que não se destaca é que, na maioria dos casos, o radical desejo é gerado por um quadro de transtorno mental tratável, como depressão, transtorno bipolar afetivo, esquizofrenia, quadros psicóticos graves e transtornos de personalidade, como o borderline.
Fortalecer-se emocional e mentalmente é como o ser humano resiste às decepções e contrariedades, comuns a todas as pessoas. Viver não é uma tarefa simples. Viver é fabuloso, mas somos sistematicamente testados, colocados à prova, sofremos com as frustrações do viver. A resiliência é importante para construir uma habilidade social para a vida.
VEJA AS FOTOS ABAIXO
Por Manoel Netto