Header Ads

Produtores de Rosário Oeste participam de Feira Tecnológica da agricultura familiar em Cáceres

PMR_3959O evento realizado em comemoração aos 53 anos de atividade da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), teve a participação de 30 pessoas incluindo produtores rurais e autoridades do município de Rosário Oeste.
A feira foi realizada pelo Governo do Estado no período de 27 a 29 de setembro, no Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (CRPTT) de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá) e já é considerada como a Feira Tecnológica da Agricultura Familiar.
A equipe de Rosário Oeste participou da apresentação Unidades Didáticas e Demonstrativas com tecnologias e alternativas de renda para o agricultor familiar.
A equipe rosariense foi composta pela Vice Prefeita Tânia Conrado, pelo Supervisor local da EMPAER Jair Lemos de Almeida, Agente Técnico Antônio Adão Correa de Moraes, Agente Técnico Haroldo Raimundo de Oliveira, Extencionista Social Miriam Santos Costa Scaravelli, Equipe da Assessoria de Comunicação da Prefeitura e produtores rurais representantes dos assentamentos Raizama, Santa Helena 2, Gomair, São josé, Forquilha do Rio Manso, Lagoa do Campo e Agricultores Tradicionais.
Considerado o evento mais importante do ano para o agricultor familiar, os pesquisadores e técnicos da Empaer acompanhados pela equipe de Rosário Oeste percorreram as Unidades Didáticas de mandioca, maracujá, banana, abacaxi, pecuária de leite, piscicultura e conhecer de perto a casa do agricultor.
Os rosarienses visitaram também as sete Unidades Demonstrativas com informações sobre hidroponia, bem-estar social e turismo, produção de flores, apicultura, alimentos biofortificados, laboratórios da Empaer e resultados de pesquisa.
A equipe de Rosário Oeste também teve a oportunidade de conhecer a unidade provida de tecnologias com alternativas simples, práticas e baratas com foco na sustentabilidade e promoção social, a casa do agricultor familiar. O interior da casa é dividido em sala, quartos e cozinha. O destaque é para cozinha que possui fogão a lenha com um sistema que aquece a água, forno de 200 litros fabricado com tambor de metal e um filtro de areia para purificar a água, tornando-a própria para o consumo.
Na parte externa da casa foi construído o banheiro, onde os resíduos e afluentes são destinados para uma fossa negra. No quintal, há um biodigestor para a produção do gás a ser usado no fogão da cozinha com o aproveitamento do esterco produzido pelo gado.
Ao redor da casa existe também o cultivo diversificado de frutas, olerícolas, raízes, forrageiras para alimentação do gado, criação de pequenos animais e outros. O conjunto das atividades desenvolvidas na propriedade segue princípios que garantem a sustentabilidades econômica da propriedade com produção básica para o sustento da família.
Com objetivo de levar ao agricultor familiar conhecimento e tecnologias que diversificam e melhoram a sua produção, promovendo o desenvolvimento sustentável da pequena propriedade, a Feira Tecnológica da Agricultura Familiar também mostra o trabalho executado pelos pesquisadores, técnicos e servidores durante os 53 anos de atividade da empresa em prol da família rural.
História
Em Mato Grosso, o serviço de extensão rural foi constituído oficialmente em 15 de setembro de 1964 com a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural de Mato Grosso (ACARMAT). A ACARMAT executou os programas de assistência Técnica e extensão rural até dezembro de 1976, quando então foi extinta, nascendo assim, em 1º de janeiro de 1977 a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Mato Grosso (EMATER). A Empaer foi criada em 1992 através da fusão entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Empa) e a Companhia de Desenvolvimento Agrícola (Codeagri).
Em Rosário Oeste o primeiro escritório da empresa, que na época ainda se chamava ACARMAT era localizado em frente a Casa Santo Antônio, e o primeiro chefe da Empresa se chamava Idu Mateus. O prédio que era alugado foi substituído pela sede própria que fica na Praça Manoel Loureiro, 556 no ano de 1980 tendo como presidente Jonas Pinheiro da Silva, na gestão no prefeito Altair Vieira Mundim.
Em Rosário Oeste a EMPAER tem dois escritórios. O escritório que fica na cidade que trabalha com assistência Técnica e extensão rural e o escritório que fica na comunidade de Campina onde o escritório é responsável pelo trabalho de pesquisa e fomento.
Por Manoel Netto














Tecnologia do Blogger.