Header Ads

Secretário aponta que número de infectados por Covid-19 em MT "é 10 vezes maior"



O número de moradores mato-grossenses infectados por coronavírus pode ser 10 vezes superior ao que é divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Mato Grosso. O secretário de Saúde do estado, Gilberto Figueiredo, afirmou, nesta segunda-feira (13) que há muitos casos subnotificados, tanto de pessoas que foram infectadas quanto pessoas curadas.

O último balanço dos casos de Covid-19 divulgados pela SES aponta 134 casos confirmados e quatro mortes em consequência da doença. A última morte foi a de um idoso de 75 anos, em Rondonópolis, nesse sábado (11). Os outros pacientes morreram em Lucas do Rio Verde, Cáceres e Aripuanã. “O número de pacientes, tanto os contaminados quanto os curados, são subnotificados. Acredito que o número de infectados é 10 vezes superior daquilo que é notificado no nosso boletim, assim como os curados”, declarou Gilberto.

Pesquisadores já encontraram evidências de que pessoas com o novo coronavírus podem transmitir a doença sem que apresentem os sintomas, o que é chamado de caso assintomático. Entretanto, a carga viral é menor e o potencial de contágio, também.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a transmissão de uma pessoa assintomática é rara – o modo de contágio mais comum é por meio de pacientes que apresentam os sintomas de Covid-19. O secretário também estima que cerca de 50% da população de Mato Grosso será infectada pelo Covid-19.

A SES também estima um crescimento dos casos nas próximas semanas, principalmente em Cuiabá e Várzea Grande, na região metropolitana da capital. Porém, o crescimento já estava previsto nos estudos técnicos da secretaria.

Fonte: folhamax
Tecnologia do Blogger.