Viaturas do Sistema Prisional param em Cuiabá por falta de combustível
Fonte: Repórter MT
O agravamento da crise econômica do Estado ganhou mais um capítulo nesta semana. Na terça-feira (05), pelo menos 240 viaturas pararam por falta de pagamento ao fornecedor de combustível e só voltaram a circular na manhã desta quarta-feira (06), após o pagamento ser liberado pelo Governo.
As viaturas do Sistema Prisional conduzem os presos das Penitenciárias aos fóruns das cidades em dias de audiência, também são responsáveis por fazerem a transferência dos detentos de uma unidade para outra.
Os carros, ainda, precisam ficar à disposição para serem usados em situação de emergência, como no caso de rebelião nos presídios.
Esta é a segunda vez que o Governo passa por situação parecida. Em janeiro veículos da segurança pública foram recolhidos pelas locadoras, também por falta de pagamento. No entanto, o Estado garante que metade da frota foi devolvida.
No caso dessa semana, os veículos foram adquiridos pelo próprio Sistema Prisional com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e não correm risco de serem recolhidos pelas locadoras.
Confira a nota do Governo sobre o assunto:
A Secretaria de Estado de Justiça informa que o abastecimento das viaturas do Sistema Penitenciário estadual foi retomado nesta quarta-feira (06) pela manhã. Na terça-feira à tarde, a Secretaria de Fazenda liberou recurso e foi possível fazer pagamento de parte das parcelas de 2018, ao fornecedor de combustível.