Header Ads

Silval pede autorização para viajar de carro a SP assistir casamento da filha

FOLHA MAX

O ex-governador Silval Barbosa (sem partido) requisitou à Justiça autorização para viajar, de carro, à cidade de São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo, para participar do casamento de sua filha, a médica Carla Barbosa. O pedido requer liberação para permanecer em viagem do dia 20 de abril até 02 de maio. 

O caso sob análise da juíza da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, Ana Cristina Silva Mendes, que determinou o encaminhamento do pedido ao Ministério Público do Estado (MP) para manifestação.

Silval cumpre pena em regime domiciliar, devido às suas condenações por crimes de corrupção enquanto permaneceu governador do Estado, por isso a necessidade de se pedir autorização para realizar a viagem. No final do ano, o ex-Chefe do Executivo precisou pedir autorização para registrar um novo endereço de residência, situado na cidade de Matupá, onde também possui um imóvel e onde alegou passar as festividades.

O ex-governador deve progredir de pena em breve. Porém, ainda não há data confirmada. Isso porque, o acordo de colaboração premiada firmado com a Procuradoria-Geral da República (PGR) prevê a progressão de pena para o regime semiaberto após 3 anos e 6 meses de cumprimento da pena.

Contudo, não se trata de uma progressão automática, mas de um direito garantido. Em outras palavras: é preciso que o juiz de execução de pena decrete a alteração do regime ou, extrapolado o prazo, a defesa ingresse com recurso pedindo a mudança.

Silval Barbosa estampou os jornais de circulação nacional devido ao seu envolvimento e gerenciamento em diversos esquemas de corrupção. Em 2017, ele voltou a ser manchete após a imprensa nacional ter acesso à sua delação premiada, que recebeu o “carinhoso” apelido de “delação monstruosa”, batizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, relator do caso.
Tecnologia do Blogger.