Você sabe como funciona o tratamento a laser para “apagar” tatuagens?
Caso você tenha uma tatuagem da qual você se cansou ou se arrependeu de fazer, hoje em dia existe a possibilidade de removê-la com a aplicação de laser no local. O método é bastante eficaz e os resultados são impressionantes — conforme você pode conferir em uma matéria que publicamos aqui no Mega Curioso —, mas, você sabe como ele funciona exatamente?
Começando pelo começo
Para entender o laser funciona para “apagar” tattoos, primeiro precisamos compreender como as tatuagens são feitas e a razão de elas se tornarem permanentes. Nós já falamos a respeito do processo de tatuagem aqui no Mega — você pode encontrar o artigo completo neste link —, mas, basicamente, a nossa pele é composta pela epiderme, que é a camada mais externam e pela derme, que é a camada interna.
(Unsplash/Uros Jovicic)
Quando fazemos uma tatuagem, os tatuadores usam equipamentos que possuem agulhas que perfuram a pele (a uma velocidade de 50 a 150 furadinhas por segundo) e injetam pigmento sobre a derme. De acordo com Jake Rossen, do site Mental_Floss, esse processo causa uma reação do nosso sistema imunológico, uma vez que o organismo reconhece as partículas de tinta como corpos estranhos e potencialmente perigosos e parte para o ataque.
Entretanto, como essas partículas são grandes demais para que os glóbulos brancos possam destruí-las, ocorre a cicatrização da pele e a tinta acaba ficando “presa” entre a derme e a epiderme. Na realidade, com o tempo, o nosso organismo consegue destruir e se livrar de algumas dessas partículas de pigmento — e é por essa razão que as tatuagens vão perdendo a cor e se tornando menos definidas com o tempo.
Passando a borracha
Segundo Jake, o laser, quando aplicado sobre a tatuagem, “quebra” o pigmento em partículas menores, tornando-as pequenas o suficiente para que o organismo consiga se livrar delas. O interessante é que a luz pode ser calibrada para atingir diferentes tonalidades de tinta sem afetar a cor natural da pele.
(Bella Vi Spa & Aesthetics)
Então, as particulazinhas de pigmento vão sendo absorvidas e acabam caindo no nosso sistema linfático e, de lá, são direcionadas ao fígado, onde são processadas e eliminadas na forma de dejetos. Por fim, conforme você já deve ter deduzido, a tinta é excretada através das fezes — e o que um dia foi uma tatuagem vai embora pela descarga.