Presidente da AL decide convocar Meraldo Sá para sessão da próxima terça-feira
O presidente da Assembleia Legislativa (ALMT) Eduardo Botelho (PSB) decidiu convocar o suplente de deputados Meraldo Sá (PSD) para que ele tome posse e participe das sessões da próxima semana no lugar do deputado afastado Gilmar Fabris (PSD), que se encontra preso desde a última sexta-feira (15) por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
"Já vou fazer a convocação dele [Meraldo Sá] para que já terça-feira ele possa tomar posse, caso o deputado Gilmar Fabris não ser solto até lá", disse Botelho nesta quinta-feira (21).
O presidente disse que aguarda a resposta do STF em relação a consulta que a Procuradoria Legislativa encaminhou ontem (20) ao ministro Luiz Fux. "Estamos aguardando porque para votar o caso do Fabris é preciso que o processo venha para à Assembleia. E isso não veio, por isso gerou a dúvida se já podíamos votar ou não a manutenção da prisão", explicou.
Defesa
Eduardo Botelho também negou que a contratação de advogados para atuar na defesa de Gilmar Fabris. "Não vamos contratar advogados e nem a Procuradoria da Assembleia vai atuar na defesa. A Procuradoria cuida da instituição. Já a defesa individual de cada deputado é de responsabilidade do próprio deputado", afirmou o chefe do Poder Legislativo estadual.
Suplente
Com a prisão preventiva e o afastamento do deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) de suas funções parlamentar, o suplente Meraldo Sá, da mesma sigla, deve assumir de imediato a vaga na Assembleia Legislativa (ALMT).
Sá obteve 18.006 nas eleições de 2014, e ocupa a segunda suplência. Na primeira suplência estava o próprio Gilmar Fabris com 20.082 votos.
O deputado que se encontra preso assumiu a cadeira do ex-parlamentar eleito Walter Rabelo, que morreu em dezembro, antes da diplomação.
Meraldo assume o seu primeiro mandato no legislativo estadual. Em sua trajetória política, Sá foi eleito vereador e presidente da Câmara Municipal de Acorizal; prefeito do município por dois mandatos; esteve à frente da presidência da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), e secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).
Com seis deputados estaduais, o PSD é a maior bancada da Assembleia. Além de Fabris e Leonardo, a sigla conta com os deputados Zé Domingos Fraga, Wagner Ramos, Ondanir Bortolini, o Nininho, e Pedro Satélite.
Gilmar Fabris é o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa e membro da Comissão de Segurança Pública e Comunitária.