Header Ads

MT ultrapassa São Paulo e se torna maior exportador de carne bovina em agosto

f8a6acc446d68b518d056e8dc6b7f814Mato Grosso exportou em agosto um montante de 29,5 mil toneladas de carne bovina, gerando uma receita de 125,6 milhões de dólares (R$ 394,3 milhões), a segunda maior da história do Estado. Além do recorde, as operações fizeram com que Mato Grosso ultrapassasse em 1,4% o arrecadado por São Paulo e se tornasse o maior exportador de carne do país.

As informações constam no relatório semanal de mercado divulgado nesta segunda (18) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). No final do mês passado, Mato Grosso já havia encostado nos paulistas nesse quesito.

Com o montante enviado para países estrangeiros em agosto, Mato Grosso se tornou responsável por 20,7% do faturamento brasileiro com carne bovina. O aumento de receita entre janeiro e agosto atingiu 55,5% no Estado, acima dos 35,5% registrados em âmbito nacional.

O mês também proporcionou outros recordes. O Imea ainda pontua que em agosto "foram 40 países que importaram a proteína bovina in natura mato-grossense, número que não era visto desde janeiro de 2008, quando se exportou para 46 países”.

Valores

Apesar dos excelentes registros em relação às exportações, o Imea lembrou que é preciso analisar outros fatores para qualificar o momento vivido pela pecuária. O preço da carne mato-grossense caiu de 6,1 mil dólares por tonelada, em setembro de 2011, para 4,4 mil dólares/tonelada em agosto, o que representou uma queda de 28,9%.

De acordo com o Imea, “ainda que tal movimentação tenha sido influenciada pela desvalorização do real, a competitividade do Estado e a qualidade da carne oferecida já são consolidadas e cabe agora buscar outras medidas para agregação de ‘valor’, procurando ir além dos grandes volumes exportados”.

FONTE: RD NEWS

Tecnologia do Blogger.