Header Ads

Ex-comendador Arcanjo deve retornar a Cuiabá nesta quinta-feira

25052_0_mdO prazo máximo fixado pela Justiça para retorno do ex-comendador João Arcanjo Ribeiro a Mato Grosso termina nesta quinta-feira (14). Ele está preso na Penitenciária de Segurança Máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte, desde o ano passado.

A decisão sobre a transferência do ex-comendador foi proferida pelo juiz corregedor da Penitenciária Federal no dia 15 de agosto e nela o corregedor estabelece o prazo de 30 dias para transferência de Arcanjo. Ele foi condenado a 19 anos de prisão pelo assassinato do empresário Sávio Brandão, em 2002, quando liderava o crime organizado em Mato Grosso. Foi preso em abril de 2003, no Uruguai.

Em agosto de 2007 Arcanjo foi inserido no sistema federal e transferido para a Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A transferência do ex-comendador e bicheiro coincide com a deflagração da Operação Arrego pelo Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado (Gaeco). A investigação apontou que Arcanjo continuava a comandar o jogo do bicho de dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE).

Em abril de 2013 ele foi encaminhado para a Penitenciária Federal de Porto Velho.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depem) é responsável pela transferência do ex-bicheiro a Cuiabá. A reportagem não conseguiu contato com o órgão. Por sua vez, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou não dispor de informações sobre o procedimento, por ser sigiloso.

FONTE: O DOCUMENTO

Tecnologia do Blogger.