Como funcionam os prédios anti-furacão da Flórida?
A Flórida é uma região dos Estados Unidos que frequentemente registra ocorrências de furacões. A mais recente aconteceu em setembro de 2017, quando o Furacão Irma atingiu o Estado.
Os meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro são os mais comuns para a ocorrência de furacões na Flórida. Por isso mesmo, as grandes cidades da região estão preparadas para esse tipo de fenômeno, contando inclusive com construções capazes de resistir a desastres naturais de grandes proporções.
Os chamados prédios anti-furacão da Flórida são construídos com uma estrutura especial. Como muitos sabem, nos Estados Unidos, a maior parte das casas não é feita de alvenaria, como ocorre no Brasil. A matéria-prima principal das construções é a madeira, pouco resistente em casos de furacão. Contudo, nos prédios e abrigos contra desastres naturais é usada uma forma de construção diferenciada.
Esses prédios são constituídos por uma estrutura capaz de suportar a força dos ventos. Existem construções em que o corpo do edifício é totalmente feito com um exoesqueleto de concreto. A engenharia utilizada nessas obras é de alto padrão e está na vanguarda em relação à segurança, sendo praticamente impossível que sofram qualquer tipo de dano durante tempestades e furacões.
A resistência das construções está justamente no fato de elas serem feitas com estrutura em concreto.
Algumas construtoras e centros de pesquisa e tecnologia dos Estados Unidos estão trabalhando para fomentar o uso de novos materiais de construção entre os americanos, a fim de que eles abandonem a tradicional madeira (Wood Frame) e invistam em materiais construtivos mais resistentes, como estruturas metálicas, blocos de concreto e telhados com várias encostas.
Outro ponto que vem sendo considerado na construção dos novos prédios da Flórida é a necessidade de fortalecer a fundação da obra e instalar sistemas de drenagem, para evitar inundações.
As construções mais novas da Flórida já estão apostando em tecnologias contra furacões e outros fenômenos. O objetivo é desenvolver prédios capazes de suportar ventos de mais de 200 km/h.
Algumas obras já realizadas nos Estados Unidos estão usando revestimento em EPS (poliestireno expandido), material que garante melhor desempenho térmico e acústico, e preenchimento de concreto. Esse modelo vale tanto para casas quanto para prédios de até cinco andares.
Nos abrigos especialmente preparados para furacões na Flórida, existe uma infraestrutura especial de segurança, preparada para receber moradores que perderam suas casas ou que foram evacuados. A lista de todos os abrigos por região pode ser encontrada no site dos condados, consulados e estados. Na Flórida, por exemplo, é possível acessar uma dessas listas na página Orange County Shelters.