Header Ads

Mercado do Porto tem aglomeração



Em meio a pandemia do novo coronavírus, o Mercado do Porto, em Cuiabá, começou o dia lotado na manhã desta Sexta-feira Santa (10). A Semana Santa, tradicionalmente religiosa, é um período em que os católicos fazem jejum e trocam a carne vermelha pelo peixe. Por causa da tradição, desde cedo já havia aglomeração de pessoas para comprar o pescado no mercado.

Segundo a Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat), o consumo do peixe costuma aumentar em até cinco vezes nesta época, em relação ao resto do ano. No entanto, com a crise durante a pandemia, esse número pode ser bem menor.

Apesar de ser uma data tradicional, as medidas restritivas de prevenção a transmissão da Covid-19 continua valendo.

No último sábado (4), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) prorrogou o decreto que determina o fechamento de estabelecimentos comerciais e de serviços em Cuiabá.

No entanto, supermercados, padarias, açougues e comércios alimentícios podem continuar o funcionamento, desde que não seja feito o consumo dentro destes locais e que medidas de higiene e segurança sejam obedecidas.

Entre as medidas que continuam sendo obrigatórias estão o controle de acesso e de limitação do público nas áreas internas e externas, para evitar aglomerações,a distância mínima de dois metros entre todas as pessoas, além da higienização do local e dos produtos ofertados.

O decreto vale até o dia 21 de abril.

O prefeito também determinou a ampliação da fiscalização em supermercados e congêneres, por causa do não cumprimento do acordo realizado com a Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat).

De acordo com o prefeito, as medidas emergenciais e temporárias do novo decreto foram prorrogados considerando a previsão de autoridades e especialistas da área de saúde de que o pico da disseminação do novo coronavírus acontecerá a partir desta sexta-feira (10).

Fonte: folhamax
Tecnologia do Blogger.