Auditoria do Governo encontra 11 mil alunos "fantasmas" em MT
O prejuízo causado aos cofres públicos, por conta da suposta manipulação nas matrículas, pode ultrapassar R$ 2,5 milhões
Uma auditoria feita pela gestão do governador Pedro Taques (PDT) e que encontrou quase 11 mil alunos "fantasmas” foi destaque no Jornal Nacional, da TV Globo, neste sábado (25).
O prejuízo causado aos cofres públicos, por conta da suposta manipulação nas matrículas, pode ultrapassar R$ 2,5 milhões.
Conforme mostrou o MidiaNews nesta semana (veja AQUI), os recursos dos governos federal e estadual que são repassados para as unidades, como verba para merendas, reparos nas escolas e gratificações aos diretores e secretários são contabilizados a partir do número de alunos.
As irregularidades encontradas nas matrículas são referentes a estudantes que chegaram a se inscrever para as vagas via internet, mas não entregaram documentações para efetivar a matrícula.
O Jornal Nacional mostrou o caso de Heverson dos Anjos, funcionário da Secretaria de Educação, que mora em Cuiabá e tem o Ensino Médio completo, mas estava matriculado numa escola de Luciara.
"Me assustei, até porque é até em um programa que eu não tinha como estar matriculado, por conta de ser um programa federal para alunos de 6 a 17 anos de Ensino Fundamental", disse ao telejornal.
A reportagem mostrou que em Várzea Grande houve uma das maiores diferenças entre o número de alunos no papel e nas salas de aula. Dos 1.847 estudantes registrados, pouco mais de 600 frequentam os cursos.
"Se houve má fé, nós temos que levantar funcionário por funcionário que fez a matrícula aqui", aponta o diretor da escola João Dias de Moura.
Clique AQUI e assista à reportagem do JN.
Fonte: Mídia News