ANTT e Rota do Oeste podem discutir transferência de obras do DNIT em reunião
A transferência das obras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na BR-364/163 para a Rota do Oeste, que pertence a Odebrecht, pode entrar na pauta da reunião entre a Concessionária e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na manhã desta segunda-feira (27). Entre os trechos está Cuiabá a Rosário Oeste.
Em junho a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) solicitou para a Rota do Oeste um estudo para a realização de recuperação emergencial, além de futura recuperação definitiva e manutenção do pavimento existente na BR-163/364, do trecho sob responsabilidade do DNIT.
De acordo com informações da ANTT, uma reunião entre representantes da ANTT e da Rota do Oeste está agendada para a manhã desta segunda-feira (27). Entretanto, segundo a ANTT, a pauta da reunião é uma “atualização sobre o andamento das obras” de responsabilidade da Concessionária.
Como o Agro Olhar já comentou, a Rota do Oeste entregou para a ANTT no dia 9 de julho o estudo para a recuperação dos 282,3 km.
O trecho que pode ser assumido pela Rota do Oeste compreende da entre a saída de Rondonópolis (km 130,2) e início da via duplicada na Serra de São Vicente (km 261,9); do fim da Serra (km 278,9) ao acesso da rodovia dos Imigrantes (km 321,3), em Cuiabá, e do Trevo do Lagarto (km 353,5), em Várzea Grande, ao município de Rosário Oeste (km 461,1). Um total de 282,3 quilômetros.
Dos 850 km da concessão vencida pela Odebrecht 400 km em obras de recuperação, pavimentação e duplicação ficaram sob responsabilidade do DNIT, o que permitiu o deságio de 52% no valor da tarifa do pedágio.
Solução imediata
Um calendário de ações para solucionar os entraves que existem nas obras de duplicação da BR-163/364 em Mato Grosso foi definido pelo Ministério dos Transportes no dia 22 de julho. A definição ocorreu durante reunião entre o ministro Antônio Carlos Rodrigues e dirigentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da concessionária Rota do Oeste. O encontro foi uma solicitação do senador Wellington Fagundes (PR-MT).
A reunião foi solicitada visto a cobrança de o pedágio estar com previsão para começar em agosto.
No encontro Wellington Fagundes cobrou do ministro dos Transportes medidas que assegurem a manutenção da rodovia sejam os trechos de responsabilidade privada po de obras conduzidas pelo governo federal.
Conforme informações da assessoria de imprensa do senador mato-grossense, durante a reunião foi definido pela ANTT um prazo de manifestação quanto ao projeto para que a Rota do Oeste assuma as obras de duplicação de 108 quilômetros entre Cuiabá e Rosário Oeste.
Na ocasião o Ministério dos Transportes, à pedido do senador, elaborou uma programação de pagamento para as empresas que realizam as obras de duplicação entre Rondonópolis e Cuiabá.
Fonte: Viviane Petroli – Olhar Direto