Header Ads

Cirurgias pelo SUS, 11 tipos de cirurgias que o governo paga para você

Cirurgias pelo SUS, 11 tipos de cirurgias que o governo para para você
Fonte: Segredos do Mundo

Cirurgias pelo SUS? Sim, o SUS objetiva oferecer uma melhor qualidade de vida, e isso inclue alguns procedimentos. Conheça agora

A era das cirurgias plásticas, com certeza, é essa em que estamos. Porém, esses tipos de procedimentos estéticos aqui no Brasil são mais comuns entre pessoas de condições financeiras mais abastadas. Mas, o que você não sabe é que também é possível realizar cirurgias pelo SUS, e de graça.

Até mesmo alguns tipos de cirurgias plásticas são realizadas pelo SUS. Porém, esses procedimentos não são feitos com finalidades estéticas. De forma geral, as cirurgias pelo SUS têm intuito de promover o bem estar da população.

Algumas das possíveis cirurgias pelo SUS, e também uma das mais conhecidas, é a de redução do estômago e a de redução da mama. Entretanto, ainda existem outras possíveis cirurgias pelo SUS.

Para sanar suas dúvidas, separamos 11 tipos de cirurgias que podem ser feitos pelo SUS, e o que é melhor , tudo gratuito.

1. Cirurgia de fenda palatina


Basicamente, a fenda platina é um problema genético. O qual é causado por uma deformação na região da boca e no nariz da pessoa.

2. Cirurgia de lábio leporino


Enquanto este caso, que se parece com o da fenda palatina. Também é um problema genético, porém ele pode atingir até os dentes e também a gengiva.

3. Cirurgia de mudança de sexo


Esse procedimento objetiva a inclusão social. Contudo, é realizado em mulheres que não se identificam com o corpo que têm. Basicamente, a cirurgia modifica os órgãos genitais e também os seios.

4. Cirurgia de otoplastia


Essa cirurgia é realizada para quem nasce com as orelhas muito afastadas do rosto, famosa orelha de abano, e gostaria de mudar a aparência.

Essa cirurgia pode ser considerada como reparadora, quando tenta corrigir um defeito, ou também, de estética, quando se pensando na busca pela harmonia de forma, volume e posição.

5. Cirurgia de gigantomastia


Basicamente, é para mulheres que têm os seios muito grandes, e por motivos de saúde, precisa reduzir a mama. Contudo, essa cirurgia é conhecida como cirurgia de redução de mama.

Entretanto, essa cirurgia de redução evita problemas na coluna por conta do excesso de peso dos seios. Ela pode ser feita quando o médico ortopedista avaliar e confirmar que a saúde dela está sendo prejudicada pelo tamanho dos seios.

6. Cirurgia de silicone mamário


Essa cirurgia já é para mulheres que tiveram câncer de mama.

Basicamente, é feita em mulheres que retiraram o seio ou parte dele por conta do câncer. Caso a cirurgia tiver sido tranquila e a paciente estiver em condições para um novo procedimento, o implante será feito logo após a retirada do tumor nos seios.

7. Cirurgia de gastroplastia


Essa é a cirurgia hoje que mais é realizada no SUS. Para quem não conhece por esse nome, ela também é chamada por cirurgia bariátrica, ou como redução de estômago.

Basicamente, esse procedimento é indicado para aqueles casos mais graves de obesidade. Em vista disso, busca reduzir o tamanho do estômago da pessoa, de modo que ela consuma menos alimentos.

Contudo, essa cirurgia é um dos métodos mais efetivos para o emagrecimento, e qualquer pessoa que tiver o IMC acima de 35, está apto a fazer o procedimento.

8. Abdominoplastia


Essa cirurgia, em quase todas as vezes se torna necessária, após a gastroplastia. Pois a abdominoplastia consiste na remoção cirúrgica do excesso de pele abdominal.

Basicamente, esse tipo de cirurgia é indicado para as pessoas que passaram por uma intensa perda de peso e consequentemente desenvolveram uma grande flacidez corporal.

Contudo, para a pessoa conseguir fazer a cirurgia, ela deve provar que o problema existente influencia em seu bem-estar.

9. Vasectomia


A vasectomia já é um procedimento cirúrgico em específico para os homens. Ela é um método contraceptivo muito seguro, ou seja, ela torna o homem estéril.

Entretanto, essa cirurgia mesmo muitos homens achando, ela não provoca distúrbios de ereção. A cirurgia, não interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual.

Basicamente, é uma cirurgia que interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais diferentes que desembocam na uretra. Ou seja, o homem não terá possibilidades de ter um filho.

Porém, essa cirurgia é reversível. Caso, o homem mude de ideia e queira ter um filho.

10. Laqueadura



Essa cirurgia tem o mesmo objetivo que a vasectomia. Porém, é realizada em mulheres. No entanto, de acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), sua eficácia é de 99%.

Basicamente, essa cirurgia bloqueia, liga ou corta as tubas uterinas, prolongamentos que conectam o útero aos ovários. Contudo, impede que os espermatozoides e óvulos se encontrem e gerem o embrião.

11. Reparo de lesões causadas por violência doméstica


Infelizmente no Brasil se encontra um quadro estarrecedor quando se fala em violência doméstica. E de acordo com estatísticas, uma mulher é morta a cada duas horas no território nacional e a cada 5 minutos, uma mulher é vítima de agressão no Brasil. Em vista disso, o país fica na posição de 7º lugar em taxas de homicídio feminino.

Entretanto, para casos como esse o SUS, procura ajudar as mulheres que foram agredidas por seus ex, ou atuais parceiros. As cirurgias que o sistema oferece são cirurgia plástica reparadora e reconstrutiva, tratamento de queimados, cirurgia plástica reparadora para lipodistrofia do portador HIV/Aids e outras.

Como já foi dito o SUS é o Sistema Único de Saúde. Ou seja, é o nosso sistema público de saúde. Contudo o sistema oferece acesso total e equitativo à saúde para todo brasileiro.

Basicamente, ele existe para atender brasileiros com baixa renda, que não tem planos de saúde, ou não possuem condições financeiras suficientes. Contudo, ele é universal, ou seja, também atende qualquer indivíduo de outra classe, porém é necessário ter o cartão do SUS.


Desse modo, qualquer cidadão consegue fazer as cirurgias pelo SUS. Porém o procedimento tencionado não pode ser só pela estética, deve ser voltado para a qualidade de vida.

O atendimento do SUS, segundo a mídia, é considerado um sistema ineficaz. A população costuma reclamar do atendimento ineficaz. Em sua maioria, há reclamações pela falta de médicos, falta de medicamentos, de salas de cirurgias, resumindo, falta de infra-estrutura.
Como conseguir uma cirurgia pelo SUS?

Porém, o atendimento varia de cada região e em algumas regiões nem todos os tipos de cirurgias são cobertos. Sobre esse assunto, para conseguir as cirurgias pelo SUS, primeiramente o paciente deve ser avaliado. E então só depois que o médico concluir que o procedimento é indispensável, será possível fazer a cirurgia.

Por conta disso, muitas pessoas acabam optando pelo atendimento particular. Em vista disso, há também duas opções para realizar a cirurgia. Que pode ser com empréstimos, os quais os bancos costumam cobrar juros altos, ou então, consórcios.

Tecnologia do Blogger.