Famílias têm 78 dias para desocupar área da Empaer em Rosário Oeste
Acordo foi assinado durante reunião de representantes dos acampados na Vara do Juízo Agrário, em Cuiabá (MT)
As cerca de 250 famílias que ocupam área da Empaer localizada no município de Rosário Oeste (MT), região Médio Norte do Estado, desde o 11 de março devem deixar a propriedade em 78 dias.
Líderes do chamado Acampamento Fonte de Luz assinaram acordo na Vara de Juízo Agrário de Cuiabá na última sexta-feira (22) se comprometendo a deixar pacificamente o local.
Edileuza Souza Santos, líder do acampamento Fonte de Luz, lamenta que todo trabalho que tenham feito na terra tenha sido em vão. “Nós plantamos mais do que a Empaer em duas décadas”, afirma.
De acordo com a líder, o local não está sendo devidamente aproveitando pela Empaer e os projetos que estão no papel não são desenvolvidos na prática.
“O que todos podem ver são pequenas plantações abandonadas de caju e seringa, além de um lixão que se formou porque não há nenhuma fiscalização da área. Todos nós deixamos o aluguel para lutar por um pedaço de terra. Um espaço para produzirmos para nosso sustento e para fortalecer a agricultura familiar em nosso Estado”, afirma a coordenadora.
Uma comissão do acampamento irá buscar apoio político para sensibilizar o governador Pedro Taques (PSDB) a doar a área para as famílias que ocuparam a área. “Somos trabalhadores, queremos produzir, mas não temos terra. E se esta propriedade da Empaer não está atendendo sua finalidade, estamos dispostos a morar aqui e transformá-la em produtiva como já vínhamos fazendo desde o dia 11 de março”, argumenta Edileuza Santos.
Sandra Carvalho - Circuito MT