Agentes de Saúde da Zona Rural recebem capacitação para usar tablets
Capacitação faz parte da informatização do Sistema de Saúde de Rosário Oeste
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que trabalham na Zona Rural do município de Rosário Oeste estão recebendo capacitação para utilizar os tabletes que foram adquiridos recentemente pela Secretária de Saúde.
Os novos tablets que vão informatizar o processo de cadastramento realizado pelos ACSs nas visitas domiciliares que realizam nas microáreas rurais em que trabalham.
Os novos equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura com recursos federais para melhorar os atendimentos ao usuário dando agilidade à coleta de informações ao mesmo tempo em que facilita o trabalho dos ACSs que irão usar menos papel nesse processo.
Além de aprenderem manusear o equipamento os ACS estão sendo capacitados pela empresa TWI para utilizar o sistema G-MUS, que é um sistema sob medida onde poder ser agregados módulos e funcionalidades da saúde conforme a necessidade da prefeitura.
A informatização do sistema de saúde de Rosário Oeste vem acontecendo paulatinamente e representa um avanço para o setor, pois além de não utilizar mais as pranchetas e ficarem livres da papelada os ACSs vão ter a opção de ficarem mais próximos das comunidades atendidas.
Com todos os departamentos gerenciados pelo G-MUS, é possível desenvolver um acompanhamento para cada pessoa que usa o atendimento público na área de saúde do município independente do local onde ele é atendido. Além disso, a integração com diversos sistemas oficiais do SUS dão comodidade e eficiência para sua secretaria de saúde, como no cadastro de pacientes integrado diretamente com o Cartão Nacional de Saúde (CNS), na exportação automática do BPA/BPA-I para o SIA, entre outras comodidades.
Outra novidade do aplicativo é que ele permite tirar fotos do local do atendimento, o que enriquecerá ainda mais os relatórios dos agentes.
Por Manoel Netto